Evasão

As 8 estradas mais românticas do mundo para passares o Dia dos Namorados

Dia 14 de fevereiro é Dia de São Valentim. E que tal programares uma rota de viagem bem romântica?
Texto

Pergunta a oito pessoas diferentes e vais receber oito respostas distintas. Quais são as oito estradas mais românticas do mundo? Podíamos fazer um Top80 que ainda assim haveria sempre quem discordasse.

Pois bem, a AWAY foi pesquisar em alguns sites de viagem e experiências, e compilou a sua própria lista. Não são as “melhores para conduzir depressa”, mas antes, sim, leste bem, as mais românticas! Umas são mais acessíveis do que outras, mas todas de grande beleza.

Deixamos ainda a sugestão de que tipo de carro poderias utilizar em cada viagem. Bem… com uma surpresas para o final!

8º lugar - Col de Vence (França)

Se te disser que sais de Nice, na Cote D’Azur e sobes as montanhas por onde passam míticos rallys, com cidades centenárias no teu caminho e pequenos restaurantes recheados de história (algumas até místicas) sabes que estás no bom caminho. A zona dos Alpes Maritimos é uma bela experiência, como a Route de Napoleon, e, outras estradas bem conhecidas (por exemplo da Volta à França), mas… a Col de Vence é mais dramática e perfeita para o anel no bolso.

Sugestão para o percurso: Peugeot e-208
Música: La vie en Rose, Edith Piaf

7º lugar - Hai Van Pass (Vietnam)

Mar sobre as nuvens. O nome, traduzido de forma livre, corresponde à estrada que cruza o interior do Vietnam. Por entre lugares históricos, chegarás a Lang Co Beach, baía que poderás recordar de alguns filmes que lembram a guerra entre norte e sul. Escolhe um SUV confortável e com bom ar condicionado devido á forte humidade em algumas altitudes.

Sugestão para o percurso: Vinfast VF e35
Música: Run, Snow Patrol

6º lugar - Lofoten (Noruega)

Parte da estrada N.º1 da Noruega passa por Lofoten. A combinação é cénica entre o oceano, picos intensos, pequenas aldeias piscatórias e praias de água cristalina, sendo praticamente perfeita. Em certas alturas do ano é perfeita mas gelada… Estica a viagem e faz o percurso de Bergen a Nordkapp.

Sugestão para o percurso: Volvo C40 Recharge
Música: Love isn’t easy, ABBA

5º lugar - Overseas Highway, Flórida (EUA)

Miami a Key West. Se só isto não te deixa a suspirar então prepara os óculos de sol e o protetor solar. Pontes suspensas sobre água a maior parte do percurso e pequenas cidades onde o tempo não passa são de uma beleza incrível. Não te admires de em Miami poderes encontrar um aligator ou se fores ao banho (junto às Keys) veres um alerta de tubarões. Tudo isto dá um brilho ainda maior à experiência.

Sugestão para o percurso: Tesla Model S Plaid
Música: I will Allways Love You, Whitney Houston

4º lugar - Tyrol (Áustria)

Voa até Munique, aventura-te nas montanhas onde a água do degelo que escorre nas encostas é mais pura que muitas engarrafadas. Esquece as cidades dos postais e filmes e procura a pequena vila medieval de Kitzbuhel, arriscando um Sky na montanha. No rádio coloca “The hills are alive” da BSO do filme “Música no Coração”.

Sugestão para o percurso: BMW iX
Música: The Hills are alive, Julie Andrews

3º Lugar - Amalfi Coast (Itália)

A partida é de Nápoles, cidade que ainda hoje idolatra Diego Armando Maradona. Procura cada recanto que te dá a deslumbrante vista sobre o mediterrâneo. Entre água verde esmeralda e azul irás ter uma estrada onde os condutores locais não conhecem regras, mas valerá cada minuto.

Sugestão para o percurso: Fiat 500 elétrico
Música: Strani Amori, Laura Pausini

2º lugar - Hringvegur (Islândia)

Em mapas “europeus” podes encontrar a designação “Ring road”. Mas se chegares à capital Reikjavic e comprares um mapa local, procura a designação inglesa ou nº 1. Esta é a estrada que circunda praticamente toda a Islândia. Prepara-te para um dia de viagem. Pela frente terás vistas de vulcões, icebergs, fontes termais, quedas de água de beleza dramática, cavalos selvagens, aridez profunda e, com sorte na escolha do mês, as impressionantes “northern lights” (auroras boreais).

Sugestão para o percurso: Range Rover Plug-in Hybrid
Música: Higher Ground, Rasmussen

1º lugar - Costa Vicentina

É difícil votar na estrada mais romântica do mundo, quando as mais belas estão no coração e quando falamos de coração, votamos em Portugal. Não tem apenas um número a estrada que propomos como a mais romântica, porque na verdade, nem sempre irás no alcatrão. É sim uma aventura junto à costa Vicentina.

A partida faz-se de São Torpes, descendo a Porto Covo, onde a Ilha do Pessegueiro pisca o olho aos audazes. Depois, Milfontes e Zambujeira, não escolhas épocas de festivais... Por entre restaurantes de marisco e praias de água fria, segue ao interior pacato de Odeceixe e Aljezur e deslumbra-te com a imponência única do Cabo de São Vicente. Se és amante de surf, a praia do Tonel e a do Beliche são o teu destino. Para terminar a viagem vai ver os barcos de pesca a chegar a Burgau…

Sugestão para o percurso, como já percebeste não é um carro: Bicicleta Specialized Turbo Vado SL
Música: Perdidamente, Trovante

E tu, qual é a estrada mais romântica que conheces? Comenta nas nossas redes sociais!

 

(Fotos: Unsplash, Fontes: CN Traveller, Nat Geo, Global Travel, T&L e Culture Trip)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias