Evasão

De Bragança a Silves, descobre os 10 castelos mais procurados no país

Os castelos são um motivo de orgulho nacional com capacidade de nos fazer viajar no tempo. Conhece os mais procurados de Portugal
Texto

Basta viajar um pouco pelo nosso país para descobrir diversos dos castelos que nos orgulhamos de ter em solo nacional. Com o seu porte majestoso e imponência, conseguem contar-nos inúmeras histórias, deixando-nos a imaginar tudo o que já poderão ter visto desde que foram construídos.

Com a ajuda do Holidu, um motor de busca online para casas de férias, foi reunida uma lista com dez dos castelos nacionais mais procurados no Google ao longo deste ano, que poderão constituir um fantástico itinerário de férias um pouco por todo o país.

Castelo de Bragança

No fim da lista, temos castelos em pontas opostas do país. Em décimo lugar está o Castelo de Bragança, digno representante da arquitetura medieval, e, em nono, o Castelo de Silves que é anunciado como uma das mais notáveis obras de arquitetura militar construída pelos árabes.

Logo de seguida temos o Castelo de Almourol conhecido por se encontrar no meio do Rio Tejo. Só se consegue aceder ao mesmo através de barco, mas a experiência é memorável, tanto pelo castelo como pela paisagem em torno deste. Subindo o país, chegamos ao Castelo de Santa Maria da Feira, na zona de Aveiro, que já serviu de habitação a famílias reais e nobres e ocupa o sétimo lugar na lista.

Castelo de Marvão

Subindo ao topo da Serra de São Mamede, encontramos o castelo em sexto lugar, o de Marvão. A sua posição geográfica fez com que Saramago tivesse dito que “De Marvão pode-se ver toda a terra”, uma vez que a paisagem é simplesmente incrível, independentemente do ângulo escolhido.

A quinta posição soa a Cante Alentejano graças ao Castelo de Monsaraz.  A sua vila medieval de cal e xisto mantém a magia dos tempos antigos.

O Castelo dos Mouros é o quarto da lista e a sua construção data do século X. Está encaixado num dos picos de Sintra, com vista para o Palácio da Pena, para as colinas de floresta, para o mar e para a vila.

Castelo de Guimarães

Chegando ao pódio, encontramos em terceiro lugar um dos castelos mais conhecidos do nosso país, uma vez que foi aqui o início da nossa história. Construído no século X, o Castelo de Guimarães tinha como principal objetivo servir de refúgio dos habitantes aquando dos ataques dos vikings do Norte da Europa.

Castelo de Óbidos

Na segunda posição temos uma das sete maravilhas de Portugal. O Castelo de Óbidos inclui a vila no seu interior e foi um presente de casamento do Rei D. Dinis à rainha Santa Isabel.

Castelo de São Jorge

Para o topo da lista ficamos mesmo em Lisboa, uma vez que o castelo mais procurado é o Castelo de São Jorge. É um dos pontos mais emblemáticos das sete colinas da cidade e foi construído como uma pequena fortaleza pelos visigodos no século V. Foi alterado durante o reinado de Afonso I e transformado mais tarde num Palácio Real. O último restauro foi em 1938 e a visita atual pode incluir as suas onze torres e um museu.

(Fotos: P. Metivier, B. Peretti, F. Fortes, MomoGo, J. G+E, M. Peinado, V. Oliveira, R. Ornelas/Flickr e R. Clark e B. Rahe/Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias