Evasão

5 coisas a fazeres para viajares em segurança de carro no verão

Podes agarrar na chave do carro e meter-te ao caminho, mas antes, fica com os nossos conselhos
Texto

Dia 21 de junho chega o verão e, uma vez mais, as tão desejadas férias estão finalmente a chegar. Estás a preparar-te para uma viagem de carro? Fica aqui com 5 coisas que tens mesmo de fazer antes de te meteres à estrada.

1. Revisão do carro

Pode parecer um conselho óbvio, mas a verdade é que convém ter a absoluta certeza de que o carro está em perfeitas condições antes de qualquer viagem. No verão as estradas estão mais quentes e o trânsito pode obrigar-te a maiores períodos de imobilização.

Uma pequena revisão que inclua verificação do estado dos pneus, travões e dos principais níveis (óleo), pode fazer a diferença entre uma viagem de sonho ou uma viagem de reboque.

Está impecável, só precisa mudar o motor

2. Planifica a viagem

Podes confiar no teu instinto ou no sistema de navegação do carro, ou até mesmo de ajudas eletrónicas de sistemas como o Google Maps e similares. O teu instinto pode não ser suficiente e os sistemas de navegação só são realmente úteis se funcionarem.

Não estás livre de um problema de conexão e ficar sem navegação eletrónica. Planeia a tua viagem em avanço e verifica a rota antes de a iniciares. Alguns sistemas até te mostram um “preview” do que poderás encontrar e há uns papéis grandes que se chamam mapas, olha que ainda são úteis!

Vira á direita a 200 metros... qual direita?

3. Mantêm-te hidratado e acordado

Vais viajar, deixar o carro em parques abertos desconhecidos, muitas vezes ao sol e debaixo de altas temperaturas. Acredita, levar uma garrafinha de água ou duas pode ser a tua “salvação” para evitar momentos de forte “moleza” que possam prejudicar a tua atenção à estrada.

Já agora programa a paragem técnica para o café e um chichi. Não faças nunca mais de 2 horas de condução sem uma paragem.

Tens a certeza que o sabor a ervas é apenas chá?

4. Assegura postos de combustível ou de carregamento elétrico

Diz o senso comum que tens um posto de combustível “praticamente” de cinco em cinco quilómetros, mas será mesmo assim no teu destino? E já agora, com os preços da gasolina ao nível do Moet & Chandon não é nada má ideia verificares no teu trajeto onde estão os postos mais económicos. Em Portugal tens o site da DGEG onde poderás ver os preços na tua zona.

Se tiveres um carro elétrico a coisa muda logo de figura porque… podes não querer ficar em fila de espera no meio do Alentejo. Usa as aplicações disponíveis para antecipadamente tenta perceber onde existem alternativas. A praia ou a fila para carregar o carro… a escolha é tua.

Mas era aqui que o meu pai atestava em 1969...

5. Diz para onde vais

Sim, nós sabemos que todos no carro levam telemóvel e hoje o Instagram diz mais de ti que tu próprio gostavas que se soubesse. Mas os acidentes acontecem e o inesperado pode estar ao virar da esquina.

Diz sempre a um familiar ou amigo quando, e para onde, vais fazer a viagem. Não peças à tua mãe para te ligar de hora a hora, mas se calhar assegura antes que se precisares de ajuda alguém sabe exatamente onde te pode encontrar.

O som do mar, mãe? Não, deve ser interferência no telemóvel

Conduz com prudência e boa viagem!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos