Evasão

Domingo de Páscoa. 7 sugestões de atividades a custo zero em casa e na rua

Quer gostes de ficar sentado no sofá, quer sejas mais ativo, hoje é um dia que podes tornar diferente
Texto
Sugestões para dia de Páscoa
Sugestões para dia de Páscoa

Por entre noticias de guerra, filmes da quadra pascal com a centésima interpretação do mesmo tema, desporto (hoje até há um Sporting vs. Benfica) e celebrações pascais a opção para quem não é religioso e não cumpre as tradições da quadra, se ficar em casa, poderão resumir-se aos canais streaming ou atividades de arrumação. Mas terá que ser mesmo assim?

Se fores religioso então a primeira sugestão é para ti. Faças o que fizeres que seja de acordo com aquilo em que mais acreditas, seja passares na igreja, assistires a uma procissão ou leres algo sobre a tua fé. Boa Páscoa!

Não te esqueças, acima de tudo aproveita em casa ou na rua, sejas católico ou não, para (também) dar um olá aos teus familiares e amigos.

Algumas sugestões para o Domingo de Páscoa

Documentários em casa

Sim. Sabemos que tens as tuas séries e novelas favoritas. Mas e se no Domingo de Páscoa aproveitares para descobrir alguns documentários sobre clima, alterações climáticas, ambiente e até energia?

Dar a volta à roupa

Olha para o teu armário. Precisas de toda essa roupa? Qual é que já não usas? Recicla. Pega na roupa velha e envia para reciclagem. Se ainda tiver em bom estado, separa em condições e vai entregar numa instituição ou até mesmo nos ecopontos de roupa que já existem em várias localidade.

Planta alfaces e temperos

Já viste o preço dos legumes? Se não podes ter uma horta caseira no teu quintal (seria mesmo ideal) então planta em pequenos vasos. Podes ter vários temperos, como salsa, hortelã e outros, com muito baixa manutenção. Se tiveres mais espaço, avança para a plantação de alfaces. As saladas caseiras vão ter outro sabor!

Mas e se não ficares em casa?

Deixamos aqui algumas sugestões para este domingo

Vai descobrir os jardins do teu concelho

Portugal é um país verde, mesmo no teu concelho ou distrito é muito provável que ainda não tenhas descoberto todos os cantos verdes. Pega na bicicleta ou nos teus melhores ténis e põem-te ao caminho. Aproveita e desfruta das sombras para, por exemplo, ler um livro.

Procura uma nova praia

De acordo com o IPMA, o dia está bonito em todo o país. Aproveita e segue na direção da tua praia favorita. Mas… quando lá chegares, procura outra. Quem sabe não acabas por descobrir mais um agradável “spot” para finais de tarde?

Passeia pela tua cidade

Conheces mesmo bem a tua cidade? Pode ser um dia bom para te aventurares em novos bairros. Quem sabe não descobres uma nova pastelaria, um pequeno mini-mercado ou comércio tradicional que oferece algo que ainda não experimentaste

Celebração do Domingo de Páscoa

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera no hemisfério norte. Normalmente ocorre entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Para os cristãos o Domingo de Páscoa é uma data em que celebram a ressurreição de Jesus Cristo, após a sua crucificação na Sexta-Feira Santa. É um momento de reflexão e sinónimo de reunião em família.

Para os judeus, a Páscoa simboliza a libertação do seu escravizado povo.

Para além das tradições religiosas, na Páscoa há elementos pagãos que estão sempre presentes como diversas iguarias: pão-de-ló, papos de anjos, folares, amêndoas com chocolate e ovos de Páscoa, são vários exemplos.

(Fotos: Pexels, Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel