Vais viajar para um país fora da União Europeia, onde não tens dados móveis ilimitados e queres evitar ficar sem orientação quando estiveres sem Wi-Fi e sem dados? Uma solução simples e gratuita é descarregar o mapa da zona que vais visitar através do Google Maps para uso offline.
Assim, consegues ver ruas, pesquisar locais e seguir direções mesmo sem ligação à internet. Neste guia, usamos o exemplo de Marraquexe para simular,passo a passo, como farias antes de partir.
1. Liga-te ao Wi-Fi e abre a app Google Maps
Antes de saires de Portugal, liga-te a uma rede Wi-Fi segura e abre a aplicação Google Maps no teu telemóvel (Android ou iOS).
2. Pesquisa o destino ou outra zona que queiras guardar
Na barra de pesquisa, escreve o teu destino (exemplo: Marraquexe, Marrocos) e aguarda que o mapa carregue. Se preferires, podes procurar zonas mais específicas como “Medina de Marraquexe”, por exemplo ou “Guéliz”.
3. Toca no nome da zona no fundo do ecrã
Depois de aparecer o mapa, toca na parte inferior do ecrã onde diz “Marraquexe” ou o nome da área que escolheste.
Escolhe a opção “Descarregar”
Vai surgir uma opção com o botão “Descarregar”. Se não aparecer, toca no ícone dos três pontinhos no canto superior direito e seleciona “Descarregar mapa offline”.
5. Ajusta a área e confirma
Vais ver um retângulo sobre o mapa. Faz zoom in ou out para incluir mais ou menos área — quanto maior a área, mais espaço ocupará no telemóvel. Quando estiver no local certo, toca em “Descarregar”.
Usa o mapa mesmo sem internet
Depois de descarregado, o mapa fica disponível no teu telemóvel e podes:
- Procurar ruas e locais
- Usar a navegação de carro (mesmo sem dados móveis)
- Ver restaurantes, hotéis, lojas, etc.
Atenção que a navegação offline não funciona para percursos a pé ou transportes públicos e não vais ter informação de trânsito em tempo real.
Se estiveres a planear visitar outras zonas, repete o processo para cada uma delas antes de sair de Portugal.
Onde ficam guardados os mapas descarregados?
Na app Google Maps, toca na foto de perfil (no canto superior direito), vai a “Mapas offline” e aí podes gerir ou atualizar os mapas descarregados.