Evasão

431 praias, marinas e embarcações recebem Bandeira Azul em Portugal

Este ano, foram entregues mais 32 galardões do que em 2021
Texto
431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul
431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul

Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021 e quase 15 vezes mais do que há 25 anos.

O anúncio foi feito no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em Cascais, no distrito de Lisboa, pelo presidente da Associação Bandeira Azul Europa (ABAE), José Archer, que referiu que este ano a atribuição das bandeiras azuis vai para 393 praias, 18 marinas e 20 embarcações turísticas.

Assim, esta época balnear, foram entregues mais 32 galardões do que em 2021, distribuídos por 21 praias, duas marinhas e nove embarcações ecoturísticas.

Durante a cerimónia, José Archer referiu que voltou a verificar-se o crescimento das praias fluviais o que “evidencia a aposta dos promotores na qualidade destas zonas balneares e das áreas envolventes”.

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelas regiões Norte (82), Centro (50), Tejo (77), Alentejo (40), Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16).

Em 2022 continuam as comemorações dos 35 anos do programa Bandeira azul com o mote “Ajuda o Mar a Contar Outra História”. O tema de recuperação de ecossistemas também continua este ano.

O programa Bandeira Azul começou em 1987 à escala europeia e foi criado com o objetivo de educar para o desenvolvimento sustentável.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade dado a praias costeiras, fluviais e lacustres, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que cumpram critérios relacionados com educação ambiental, qualidade da água, responsabilidade social, gestão ambiental, entre outros.

Podes ver quais são as praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul através do site da ABAE.

(Fotos: D.R. e Vitor Oliveira/Flickr)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano