Mobilidade

Veículo elétrico ou Diesel qual o mais calmo? Estudo com cães dá a resposta

Investigação inédita colocou cães a viajar em carros elétricos e com motor Diesel e comparou os resultados
Texto

Muito se vai escrevendo sobre a suavidade e o conforto de andar um automóvel elétrico, do ponto de vista humano, naturalmente. Mas então e os cães? Já alguém lhes perguntou como se sentem a viajar nestes automóveis? Parece que sim e estes não escondem a sua preferência.

Um estudo inédito levado a cabo pela Universidade de Lincoln, no Reino Unido, e a plataforma de venda e compra de veículos CarGurus veio demonstrar que os cães se sentem mais relaxados a viajar em automóveis elétricos, comparativamente aos alimentados a gasóleo.

A investigação teve em consideração o comportamento de 20 cães, os quais foram transportados, à vez, em duas viagens de 10 minutos pela mesma rota. Primeiro num automóvel elétrico e depois num Diesel.

Estudo com cães - AWAY
Estudo com cães em automóveis (Foto: divulgação)

Liderado por Daniel Mills, professor de Medicina Veterinária na Universidade de Lincoln, o estudo descobriu que os cães ficam mais agitados quando viagem num automóvel a gasóleo e que aqueles que têm mais propensão para enjoar a bordo apresentam menos sintomas quando são transportados num elétrico.

Durante os percursos efetuados, os cães ficaram deitados durante cerca de um terço do tempo, tanto no veículo elétrico como no equipado com motor de combustão. Neste, contudo, mudaram de posição, em média, mais 50% de vezes do que aconteceu no elétrico. Segundo a equipa que realizou o estudo, tal pode explicar-se pelas diferenças de ruído e vibração nos dois tipos de carros.

No decorrer da investigação descobriu-se também que um pequeno número de cães parecia sentir-se nitidamente menos enjoado num automóvel elétrico, o que foi possível apurar através das alterações no seu comportamento e pelo facto de os seus batimentos cardíacos terem diminuído até 30%, comparativamente à viagem num automóvel Diesel.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos