Energia

Viagens de cruzeiro internacionais já podem contar com biocombustíveis Prio

Parceria da Prio com a Norwegian Cruise Line Holdings permitiu criação de combustível verde com 30% de biocombustível
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Prio abastece cruzeiros da Norwegian Cruise Line (foto: Norwegian Cruise Line)
Prio abastece cruzeiros da Norwegian Cruise Line (foto: Norwegian Cruise Line)

Para ajudar a descarbonizar o transporte marítimo, a Prio fez uma nova parceria com a empresa de cruzeiros Norwegian Cruise Line Holdings que lhe permitiu desenvolver um novo combustível verde com 30% de biocombustível. Este produto já foi usado para abastecer dois navios graças à colaboração da World Fuel Services.

Tanques da Prio - AWAY
Tanques da Prio (foto: Prio)

O novo combustível, o ECO Bunkers B30, foi usado no final do ano passado, em novembro e dezembro, e abasteceu dois cruzeiros da Norwegian Cruise Line que fizeram escala em Lisboa. Cada um recebeu 200 toneladas de combustível verde, composto por 70% de ULSD Diesel e 30% de biocombustível.

Ao utilizar este produto mais sustentável, foi possível reduzir em 30% as emissões de CO2, evitando que 440 toneladas chegassem à atmosfera, refere a Prio em comunicado.

O ECO Bunkers B30 não é o primeiro criado pela Prio para o transporte marítimo. Anteriormente, a empresa com instalações em Aveiro tinha desenvolvido um que apresentava 15% de matéria de base renovável, uma solução que permitia reduzir em até 18% as emissões de CO2 e que poderia ser usada no motor ou tanque dos navios em circulação.

Mais tarde, a Prio estabeleceu novas parcerias com misturas mais ricas, como o ECO Bunker B20 que é utilizado no Porto de Leixões.

Agora, e no âmbito da parceria que junta a Prio à Norwegian Cruise Line, o novo combustível apresenta uma maior percentagem de biocombustível, o que permite uma redução ainda superior de CO2, sem obrigar a alterações nos navios.

A Prio atualmente pode abastecer em qualquer porto português e espera estender a sua oferta para outros portos na Europa. A empresa refere que pode adaptar a percentagem de biocombustíveis de acordo com as necessidades, capacidades e objetivos dos clientes.

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