Energia

Vídeo: como fazer uma pequena turbina eólica em casa

Turbina eólica feita com impressora 3D tem características dos grandes aerogeradores, mas pode ser guardada no apartamento
Texto
Turbina eólica feita em impressora 3D (foto: @3DprintedLife/YouTube)
Turbina eólica feita em impressora 3D (foto: @3DprintedLife/YouTube)

O conceito de turbina eólica portátil não é propriamente novo. Há já empresas, como a Aurea Technologies, que criaram mini-aerogeradores que permitem produzir energia eólica em praticamente qualquer lado. E se há quem opte por comprar estes gadgets, há também quem se aventure a fazê-los em casa.

Com uma impressora 3D e conhecimentos de engenharia, o youtuber 3DprintedLife partilhou, no seu canal, o processo para desenvolver uma turbina eólica em ponto pequeno que tivesse algumas das características mais marcantes das turbinas que geram energia para alimentar várias casas.

Os pontos mais marcantes do projeto de engenharia são os sensores de velocidade e direção do vento e as pás que oscilam de forma a gear mais energia.

O projeto ficou concluído com sucesso, ainda que houvesse espaço para melhorias, como a opção de remover as pás eólicas, de carregar o telemóvel e de ter uma bateria para quando o vento não sopra.

O processo pode ser visto no vídeo de YouTube (em inglês):

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias