Energia

Investimento de €12 milhões em Aveiro em produção de bombas de calor Bosch

Nova linha de produção em Aveiro deverá arrancar em 2030 e irá produzir 150 mil bombas de calor por ano
Texto
Bosch Aveiro vai produzir bombas de calor
Bosch Aveiro vai produzir bombas de calor

A Bosch anunciou que vai reforçar a unidade de termotecnologia em Aveiro com a instalação da linha de produção de bombas de calor, uma solução de aquecimento. O investimento total será de 12 milhões de euros e será realizado em duas fases.

A nova linha de produção deverá criar, numa primeira fase, cerca de 300 postos de trabalho.

Em comunicado, a empresa alemã refere que, atualmente, a Bosch Aveiro já produz a unidade interior (conhecida por IDU) para bombas de calor e água. Com a introdução da nova linha de produção passa a também ser feita a unidade exterior naquele espaço.

A produção deverá arrancar já em 2023 e, numa primeira fase, a unidade de Aveiro terá capacidade para produzir 150 mil unidades por ano. O objetivo a médio prazo é de chegar às 400 mil unidades.

Esta nova linha de produção insere-se na estratégia de transição energética da empresa, ao mesmo tempo que reforça a aposta na área de termotecnologia.

A Bosch acredita que a transição para formas de aquecimento alternativas poderá começar pelas bombas de calor, especialmente se estas forem alimentadas por energias verdes.

De acordo com a Lusa, na apresentação dos resultados anuais de 2021, o grupo anunciou um investimento de mais de 300 milhões de euros no negócio de bombas de calor até meados da década.

(Fotos: Bosch)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias