Energia

Vai nascer um novo centro de inovação na ex-refinaria da Galp em Matosinhos

Encerramento da refinaria dará lugar a uma cidade dedicada à inovação, energias do futuro e formação superior
Refinaria Galp
Refinaria Galp

A Galp, Município de Matosinho e CCDR-N celebraram um protocolo que irá permitir desenvolver um “Innovation District” que renovará toda a zona onde funcionou a refinaria da energética nacional. O espaço irá contar, entre outras atrações, com um novo pólo universitário dentro do mesmo perímetro.

De acordo com o comunicado da Galp, a ex-secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, especialista em internacionalização e inovação, irá liderar uma equipa de trabalho que irá desenvolver todo o projeto de requalificação urbanística. Desta equipa farão ainda parte Celeste Varum (CEO) e José Sequeira (Planeamento Urbano), que reforçam a experiência que se pretende incutir ao desenvolvimento do projeto.

"Este projeto pretende promover a valorização económica, social e ambiental de toda a região Norte do país, posicionando esta iniciativa no topo dos projetos mundiais de tecnologia associada a energias sustentáveis", lê-se no comunicado da empresa.

O Innovation District, será ainda potenciado por um ecossistema urbano, social e ambientalmente sustentável, incluindo comércio e serviços, hotelaria, restauração, indústria 4.0, habitação, equipamentos culturais e de lazer, com destaque para um Green Park.

Continuar a ler
Home
Radares: onde vão estar instalados os controlos de velocidade da PSP em julho
Lisboa é considerada a cidade mais feliz do mundo
Painéis solares grátis? Descobre como teres acesso