Energia

Vai nascer um novo centro de inovação na ex-refinaria da Galp em Matosinhos

Encerramento da refinaria dará lugar a uma cidade dedicada à inovação, energias do futuro e formação superior
Texto
Refinaria Galp
Refinaria Galp

A Galp, Município de Matosinho e CCDR-N celebraram um protocolo que irá permitir desenvolver um “Innovation District” que renovará toda a zona onde funcionou a refinaria da energética nacional. O espaço irá contar, entre outras atrações, com um novo pólo universitário dentro do mesmo perímetro.

De acordo com o comunicado da Galp, a ex-secretária de Estado da Indústria, Ana Lehmann, especialista em internacionalização e inovação, irá liderar uma equipa de trabalho que irá desenvolver todo o projeto de requalificação urbanística. Desta equipa farão ainda parte Celeste Varum (CEO) e José Sequeira (Planeamento Urbano), que reforçam a experiência que se pretende incutir ao desenvolvimento do projeto.

"Este projeto pretende promover a valorização económica, social e ambiental de toda a região Norte do país, posicionando esta iniciativa no topo dos projetos mundiais de tecnologia associada a energias sustentáveis", lê-se no comunicado da empresa.

O Innovation District, será ainda potenciado por um ecossistema urbano, social e ambientalmente sustentável, incluindo comércio e serviços, hotelaria, restauração, indústria 4.0, habitação, equipamentos culturais e de lazer, com destaque para um Green Park.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel