A China irá apostar em força na produção de hidrogénio verde e na mobilidade com fuel cell até 2025. O plano anunciado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas (NDRC na sigla em Inglês) tem como metas produzir anualmente até 200 mil toneladas de hidrogénio verde e ter nas estradas 50 mil automóveis movidos a hidrogénio. As metas são para ser cumpridas no prazo de três anos.
De acordo com o divulgado em comunicado, a China, que é o maior emissor de gases com efeito estufa, quer produzir entre 100 mil e 200 mil toneladas de hidrogénio verde – hidrogénio produzido através de energias renováveis, sem emissões de CO2 – por ano.
Em relação à mobilidade a hidrogénio, a tecnologia tem chegado à China através de várias parcerias e joint-ventures, e o plano apresentado pela NDRC mostra que se quer incentivar estas parcerias, de forma a desenvolver a tecnologia e avançar com projetos-piloto na área.
A longo prazo, a China espera ter uma indústria de hidrogénio forte, central no sistema energético nacional, que possa servir os setores dos transportes, da energia e da indústria de forma a que o consumo de hidrogénio verde cresça até 2035 e possa ser aplicado de forma transversal.
Esta aposta no hidrogénio sustentável faz parte do plano do país asiático de fazer a transição energética de forma a atingir os objetivos de neutralidade carbónica até 2060.
Atualmente, a China já produz cerca de 33 milhões de toneladas de hidrogénio por ano, sendo que, de acordo com a Reuters, cerca de 80% é gerado com a utilização de carvão e gás natural. Acredita-se que neste momento, a produção de hidrogénio verde no país seja de cerca de 27 mil toneladas por ano.
Segundo a Reuters, praticamente todas as províncias e regiões chinesas incluíram o hidrogénio nos seus planos de desenvolvimento, e, neste momento, há mais de 120 projetos de hidrogénio verde em desenvolvimento no país.
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