Energia

Centro de dados mais eficientes podem reduzir consumo energético

Setor tecnológico pode ser fundamental para ajudar as empresas a gastarem menos energia e serem mais sustentáveis
Texto
Data center (foto: C. Morillo/ Pexels)
Data center (foto: C. Morillo/ Pexels)

A utilização de tecnologias eficientes permite poupar até 30% de energia para as empresas que as aplicam. Quem o diz é a fibratel, um integrador global de soluções TI, numa altura em que o tecido empresarial, de forma geral, procura obter maior eficiência energética e a sustentabilidade dos seus negócios.

O setor tecnológico, em particular, poderá dar um contributo decisivo para se alcançar uma maior poupança de energia, nomeadamente através do desenvolvimento e implementação de soluções como iluminação LED, gestão e armazenamento de dados em cloud, energias renováveis e processadores de baixo consumo.

Setor tecnológico - AWAY
Setor tecnológico (foto: divulgação)

Igualmente importantes são as novas técnicas de refrigeração dos centros de dados, equipamentos que consomem cerca de 205 terawatt-hora, o equivalente a 1% de toda a energia consumida globalmente, adianta a fibratel.

A refrigeração líquida é um novo método de arrefecimento, cuja capacidade de refrigeração é mil vezes superior à do ar e requer dez vezes menos energia para remover o calor, explica a empresa. Além disso, a utilização de processadores energeticamente eficientes para formar a infraestrutura do centro de dados pode reduzir os custos energéticos em 10%.

Quanto à migração da gestão e armazenamento de dados empresariais para a cloud, a fibratel salienta que se trata de uma fórmula eficiente e sustentável. A empresa cita dados da Accenture para sublinhar que as empresas que decidem fazer essa migração reduzem o consumo de energia em 65% e as emissões de carbono em 84%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano