A Bosch vai reforçar a sua aposta no hidrogénio verde, tendo anunciado que planeia começar a produzir componentes para eletrolisadores, a tecnologia que utiliza energia para separar as moléculas de oxigénio e hidrogénio da água. Desta forma, a empresa espera contribuir para expandir o hidrogénio verde na Europa e apoiar a transição energética.
A produção de componentes para eletrolisadores fará parte do setor de soluções de mobilidade da empresa e implicará um investimento de 500 milhões de euros até ao final da década.
Estes componentes para os eletrolisadores vão começar a ser produzidos em massa o mais brevemente possível, em várias localizações europeias, como na Alemanha, Países Baixos, Áustria e República Checa.
Mas a Bosch quer ir mais longe e pretende criar um módulo central para eletrolisadores compacto e inteligente que inclua não só o seu componente, no qual ocorre a transformação de água em hidrogénio, como também outros elementos, como sensores e o controlo da unidade. Para tal, está a trabalhar com vários parceiros e espera conseguir fornecer este módulo inteligente já a partir de 2025.
Em comunicado, a Bosch explica que a grande vantagem deste elemento compacto é o facto de se poder adaptar tanto a unidades mais pequenas, com capacidade de até 10 MW, como a fábricas maiores, com capacidade de vários gigawatts.
A Bosch também está a trabalhar para criar serviços complementares, como a reciclagem de componentes.
Outros projetos de hidrogénio da Bosch
A produção de componentes para eletrolisadores não é a primeira aventura no mundo do hidrogénio da Bosch. A empresa alemã tem desenvolvido tecnologia fuel cell, que funciona ao transformar hidrogénio em energia.
Recentemente, a Bosch anunciou que está a testar 70 camiões com sistemas fuel cell na China. O objetivo é perceber quais são as fraquezas deste sistema quando está a fazer vários quilómetros nas autoestradas e vias rápidas.
A empresa também está a trabalhar em tecnologia fuel cell fixa e móvel e tem já uma extensa gama de produtos para a mobilidade a hidrogénio.
(Fotos: Bosch)