Energia

Bosch e Universidade de Aveiro em projeto para auxiliar transição energética

Projeto científico vai permitir criar produtos relacionados com eletrificação, hidrogénio e bombas de calor
Texto
Projeto vai auxiliar transição energética
Projeto vai auxiliar transição energética

A Bosch e a Universidade de Aveiro vão juntar-se para liderar a vertente científica do projeto de inovação Illiance, focado na transição energética do futuro do setor da climatização para se criarem edifícios mais eficientes e sustentáveis. O Illiance prevê um investimento total de 143 milhões de euros.

Este projeto, que conta com um consórcio constituído por 22 empresas nacionais e internacionais, nove ENESII (entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação), uma associação e dois clusters, pretende responder aos desafios de carácter ambiental, económico e social no setor da climatização, criando soluções e produtos inovadores apoiados nas energias sustentáveis.

Até 2025, altura em que o Illiance deverá ser concluído, os parceiros vão desenvolver tecnologias relacionadas com eletrificação, bombas de calor e sistemas híbridos de gás e hidrogénio que possam auxiliar a transição energética e tornar o setor da climatização mais eficiente.

Universidade de Aveiro (Foto: Universidade de Aveiro)

Em comunicado, a Bosch salienta que do projeto vão resultar cerca de 85 novos produtos para uso privado e comercial que deverão tornar o consumo mais eficiente e sustentável.

O financiamento de 143 milhões de euros do projeto está integrado na Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, aprovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias