Energia

Voltalia lança cinco centrais solares em Portugal com 50,6 MW de capacidade

Empresa francesa irá investir 43 milhões de euros para aumentar a capacidade total em Portugal para 71 MW
Texto
Projeto solar Garrido da Voltalia (Foto: Divulgação)
Projeto solar Garrido da Voltalia (Foto: Divulgação)

A Voltalia anunciou um investimento de 43 milhões de euros para construção de cinco projetos de pequenas centrais solares que irão fazer parte do novo complexo da multinacional francesa denominado Garrido. O conjunto destas instalações solares representa uma capacidade instalada de 50,6 MW.

O complexo solar Garrido, da Voltalia, é composto por unidades em Alcochete (23,8 MW), Pinhal Novo (11,8 MW), Antuzede (11,4 MW), Vale Serrão (2,4 MW) e Oliveira de Frades (1,2 MW), que estão preparados para distribuir a eletricidade a empresas que poderão evitar assim mais de 46.685 toneladas de CO2 por ano.

“Numa conjuntura europeia de múltiplas oscilações nos preços da energia, o lançamento de um novo projeto de construção em Portugal consolida a produção das renováveis e a competitividade da energia” – afirma em comunicado de imprensa João Amaral, Country Manager da Voltalia

O projeto de Garrido irá fornecer energia através de contratos de venda de longo prazo (PPA corporativos) e pretende contribuir para mitigar os efeitos de possível racionamento energético para grandes consumidores industriais.

A Voltalia passa a ter 71 megawatts de capacidade em operação ou em construção em Portugal, incluindo a sua subsidiária Helexia, especializada em soluções locais personalizadas para produção e utilização de energia renovável.

A multinacional francesa está também a desenvolver um projeto solar flutuante de 33 megawatts localizado perto da barragem do Cabril, na Sertã, que foi atribuído em abril de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente