Energia

Ideia de estufa solar que economiza energia vence competição de estudantes

Equipa de estudantes marroquina venceu Schneider Go Green, concurso de inovação na área da sustentabilidade
Texto
Equipa vencedora do Schneider Go Green 2022
Equipa vencedora do Schneider Go Green 2022

Mais de 22 mil estudantes de 200 países concorreram este ano à competição Schneider Go Green organizada pela Schneider Electric, com o apoio da AVEVA, no âmbito da sustentabilidade e poupança energética.

Na edição de 2022, cerca de 3700 ideias inovadoras estiveram a concurso e os grandes vencedores, premiados com 10 mil euros, vieram de Marrocos com uma ideia original: uma estufa solar que economiza energia.

A equipa GreenOverMorrow, constituída por Abir Werzgan, Hajar Werzgan e Omrane Derhy, venceu com a sua ideia de estufa automatizada, uma solução enquadrada na Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), com recurso a inteligência artificial (IA) e Tudo como um Serviço (Everything-as-a-Service – Xaas).

A ideia da equipa que representou a Universidade ENSAM de Casablanca e a Universidade Politécnica Mohammed VI em Ben Guerir, assenta num software que gere a utilização dos painéis solares, dados de redes e das colheitas, para reduzir as perdas de energia, economizar água e reduzir as emissões de carbono.

A competição internacional Schneider Go Green, realizada com o apoio da empresa de software industrial AVEVA, está dividida em cinco áreas de investigação: acesso à energia, casas do futuro, cadeia global de abastecimento do futuro, redes do futuro e descodificação do futuro.

Para mais detalhes sobre o concurso, incluindo como fazer a pré-inscrição para o evento de 2023, visite o site oficial.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos