Depois de o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré ter vencido a primeira edição do Prémio Escola Energy Up, da Fundação Galp, foi a vez de a Escola 2/3 D. Francisco Manuel de Melo, na Amadora, arrecadar o primeiro prémio da edição de 2022. Desta forma, ganham o direito à instalação de painéis solares no valor de até 20 mil euros.
Neste que é o segundo ano da iniciativa, mais de 50 escolas de 13 distritos do país candidataram-se com projetos ambientais.
A escola vencedora apresentou o projeto multidisciplinar INOV D, que envolve a construção de protótipos solares voltaicos, como carros e fornos solares, de forma a desenvolver competências empreendedoras nos alunos, ao mesmo tempo que alerta para as questões ambientais. Este projeto está a ser desenvolvido desde 2005 por várias turmas e professores da Escola 2/3 D. Francisco Manuel de Melo.
A escola da Amadora não foi a única a arrecadar prémios nesta edição do Prémio Escola Energy Up da Fundação Galp. Escolas da Póvoa de Varzim, de Castelo Branco e de Santo Tirso ganharam nas categorias de primeiro ciclo, segundo e terceiro ciclo e ensino secundário ou profissional, respetivamente. Cada escola recebeu um prémio de 1000 euros em tickets de educação para financiar os respetivos projetos ambientais.
A Fundação Galp tem trabalhado desde 2010 em vários projetos educativos de forma a ajudar a construir um futuro melhor. O prémio Energy Up, desenvolvido em parceria com a Galp Solar, a Quercus, APA, ADENE, DGEG e DGE, foi criado com o objetivo de incentivar as escolas e as crianças e jovens a desenvolver projetos que ajudem a diminuir a pegada ambiental das pessoas.
(Fotos: divulgação)