Energia

Energia solar transforma água suja ou salgada em água potável em zonas pobres do planeta

GivePower desenvolveu uma tecnologia a pensar em comunidades perto do litoral que não têm fácil acesso a água potável
Texto

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a necessidade de poupar água e sobre o futuro do acesso a este bem. E se, por um lado, nos países desenvolvidos, o acesso à água ainda é simples, nos países em desenvolvimento a falta do bem com condições para consumo é um problema que assola milhões de pessoas. Mas há associações a desenvolver projetos para transformar água salgada e suja em água potável. Uma dessas é a GivePower.

Esta associação sem fins lucrativos está focada em dar acesso a energia solar e a água limpa e barata a pessoas em países em desenvolvimento. Uma das tecnologias que desenvolveram que mais tem dado que falar é a de dessalinização de água, um sistema que já está operacional em Mombasa e Kiunga, no Quénia, e em La Gonâve, no Haiti.

A tecnologia da GivePower não tem praticamente impacto ambiental no local onde é instalada já que utiliza apenas a energia solar, gerada através de painéis fotovoltaicos, para limpar a água. O sistema é montado em contentores de seis metros e chega a ter capacidade de transformar diariamente 70 mil litros de água salgada ou suja em potável.

De acordo com a associação, esta é uma excelente solução para comunidades que vivem em zonas secas perto da costa já que recolher água da chuva não é solução, e mesmo as águas no subsolo estão muitas vezes contaminadas e não devem ser bebidas sem tratamento prévio.

Os habitantes têm acesso à água indo busca-la diretamente ao local onde o sistema está instalado. Há uma torneira especial que liberta a água suficiente para encher um contentor individual e há também forma de encher camiões, no caso de ser para distribuir.

Além de facilitarem o acesso a água potável a baixo preço às comunidades que recebem os sistemas, a GivePower cria também oportunidades de trabalho, contratando pessoas locais para fazer a gestão da tecnologia e da água.

O projeto de dessalinização não é o único da GivePower. A associação faz também a instalação de painéis solares em zonas remotas ou empobrecidas, de forma a levar energia limpa e barata a quem mais precisa.

(Fotos: GivePower)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal