Energia

EDP e Grupo BigMat em parceria para instalar 72 mil painéis solares

Parceria ibérica irá permitir evitar a emissão de 165 mil toneladas de CO2 na BigMat
Texto
Grupo BigMat (foto: captura)
Grupo BigMat (foto: captura)

A EDP anunciou um acordo com o Grupo Big Mat para uma parceria ibérica que irá permitir a instalação de 72 mil painéis fotovoltaicos em cerca de 900 lojas e armazéns do grupo internacional de materiais de construção e bricolage.

Para teres ideia do impacto deste acordo de energia solar para autoconsumo é o equivalente à ocupação com painéis solares de uma área idêntica a 19 campos de futebol.

O acordo, o maior assinado até agora pela EDP na Península Ibérica, inclui uma capacidade instalada de até 18,5 megawatt-pico (MWp), suficiente para cobrir as necessidades de consumo da BigMat, ficando a energética nacional com a responsabilidade de implementação e manutenção dos projetos fotovoltaicos durante 15 anos, altura em que passam para a propriedade da empresa espanhola.

edp - away
Miguel Fonseca, EDPC; Pedro Viñas e Javier García, BigMat

Em comunicado de imprensa a EDP revela que este contrato prevê também a possibilidade de utilizar os espaços disponíveis para expandir até 37 MWp, com o objetivo de cobrir as necessidades energéticas de outros clientes.

Juntas, estas instalações vão evitar mais de 165 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera, o que se traduz num impacto positivo na qualidade do ar semelhante ao gerado por mais de 750 mil árvores.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente