O ano de 2022 foi um marco importante para várias empresas que apostam na transição energética e nas energias renováveis. A EDP divulgou recentemente que superou a marca de 700 mil painéis solares instalados em mais de 100 mil famílias de Portugal e Espanha.
Dados da energética nacional revelam que os painéis solares fotovoltaicos instalados permitiram reduzir as faturas mensais em até 30% (ou 70% quando agregado a uma bateria de armazenamento), contribuir para a independência energética e evitaram a emissão de cerca de 40 mil toneladas de CO2.
2022 foi aliás um ano recorde de instalação de painéis solares para autoconsumo nas casas das famílias portuguesas e espanholas: só no ano passado, quase 40 mil aderiram às soluções de solar da EDP.
Em comunicado a EDP refere que tem neste momento 137MWp de capacidade instalada e 700 mil painéis solares em residências de Portugal e Espanha.
Vê também: A EDP vai investir no desenvolvimento de soluções na área do hidrogénio
A produção de energia gerada nestas instalações seria suficiente para abastecer com energia renovável 500 mil pessoas por mês, o equivalente a fornecer apenas com energia solar toda a população de Lisboa.
No ano passado, a empresa instalou uma média de 170 painéis solares por dia na Península Ibérica. Nestes dois países, tal como em Itália, na Polónia, no Brasil, nos Estados Unidos e em alguns mercados asiáticos, a EDP tem também clientes empresariais a aderirem a projetos solares. No total, a empresa já ultrapassa os 1,6 GWp de capacidade solar distribuída.