Energia

EDP com mais de 700 mil painéis solares em Portugal e Espanha

Mais de 100 mil famílias de Espanha e Portugal já têm instalados mais de 700 mil painéis solares da EDP
Texto
Painéis solares EDP (foto: Divulgação)
Painéis solares EDP (foto: Divulgação)

O ano de 2022 foi um marco importante para várias empresas que apostam na transição energética e nas energias renováveis. A EDP divulgou recentemente que superou a marca de 700 mil painéis solares instalados em mais de 100 mil famílias de Portugal e Espanha.

Dados da energética nacional revelam que os painéis solares fotovoltaicos instalados permitiram reduzir as faturas mensais em até 30% (ou 70% quando agregado a uma bateria de armazenamento), contribuir para a independência energética e evitaram a emissão de cerca de 40 mil toneladas de CO2.

parque eólico - away
A EDP Renováveis tem o primeiro parque híbrido eólico e solar da Península Ibércia (foto: EDPR)

2022 foi aliás um ano recorde de instalação de painéis solares para autoconsumo nas casas das famílias portuguesas e espanholas: só no ano passado, quase 40 mil aderiram às soluções de solar da EDP.

Em comunicado a EDP refere que tem neste momento 137MWp de capacidade instalada e 700 mil painéis solares em residências de Portugal e Espanha.

A produção de energia gerada nestas instalações seria suficiente para abastecer com energia renovável 500 mil pessoas por mês, o equivalente a fornecer apenas com energia solar toda a população de Lisboa.

No ano passado, a empresa instalou uma média de 170 painéis solares por dia na Península Ibérica. Nestes dois países, tal como em Itália, na Polónia, no Brasil, nos Estados Unidos e em alguns mercados asiáticos, a EDP tem também clientes empresariais a aderirem a projetos solares. No total, a empresa já ultrapassa os 1,6 GWp de capacidade solar distribuída.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias