Energia

Centros MAR Shopping Loulé e Matosinhos com parques fotovoltaicos até 2023

Duas unidades comerciais da Ingka Centres terão os painéis totalmente funcionais até ao primeiro trimestre de 2023
Texto
Mar Shopping (Fotos: Divulgação)
Mar Shopping (Fotos: Divulgação)

São exatamente 3760 o número de painéis fotovoltaicos que a Ingka Centres irá instalar nos centros comerciais que detém em Portugal – MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos.

Com o objetivo de dotar as duas unidades de uma fonte de produção de energia renovável, a multinacional especialista na gestão de centros comerciais irá, ainda este ano, instalar um parque fotovoltaico de 1800 painéis no MAR Shopping Algarve e um outro de 1960 painéis no MAR Shopping Matosinhos.

A Ingka Centres confirmou que ambos os parques deverão estar totalmente funcionais até ao primeiro trimestre de 2023 e que a unidade algarvia irá consumir 85% da energia produzida, ao passo que o shopping de Matosinhos irá consumir 98%.

A iniciativa insere-se no objetivo da Ingka Centres de alcançar a neutralidade carbónica até 2030, nomeadamente através da eficiência energética, gestão da água e dos resíduos. Os dois centros comerciais que detém no nosso país têm vindo a diminuir o consumo de energia, através da utilização de iluminação LED e de equipamentos mais eficientes.

Em 2021, o MAR Shopping Algarve reduziu o consumo de energia elétrica em 14,2% face a 2019, enquanto que o MAR Shopping Matosinhos obteve uma redução de 26,2%, embora ambas as unidades já só recorram a energia elétrica 100% de fontes renováveis.

As boas práticas em matéria de sustentabilidade valeram aos dois centros comerciais certificações BREEAM (método para avaliar, classificar e certificar a sustentabilidade de edifícios), tendo o MAR Shopping Algarve obtido, recentemente, as classificações de “excelente” e “excecional” ao nível da performance e da gestão do edifício, respetivamente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente