Energia

5 milhões de casas no México podem vir a ter painéis solares grátis

Oposição ao atual governo do México propôs que se instalassem gratuitamente painéis fotovoltaicos em todas as residências
Texto
Painéis solares no México
Painéis solares no México

A maior oposição política no México propôs que fossem instalados painéis solares de graça nas casas da população, a começar pelas residências de quem tem menos rendimento, noticia a Reuters.

Marko Cortes, líder do partido de centro direita Partido da Ação Nacional, propôs que a empresa estatal de energia Comissão Federal de Eletricidade e o governo coloquem os painéis gratuitamente para que as pessoas possam deixar de pagar eletricidade ou pelo menos reduzir substancialmente a conta de eletricidade no fim do mês.

Para financiar os painéis solares, Marko Cortes propôs a utilização de um subsídio que atualmente vai para a Comissão Federal de Eletricidade. Os painéis seriam gratuitos para pessoas com menores consumos de energia.

Numa primeira fase, a medida iria permitir a instalação de painéis fotovoltaicos em cerca de 5 milhões de casas.

Esta proposta acontece depois de em abril de 2022 o atual presidente do México, López Obrador, ter visto vetada a sua proposta para uma reforma constitucional do mercado energético.

De acordo com os críticos, as políticas do atual presidente do México vão conduzir a um aumento dos níveis de poluição, já que a Comissão Federal de Eletricidade é fortemente dependente de combustíveis fósseis.

De acordo com a Reuters, a oposição política já referiu que as políticas energéticas do atual governo deixam a porta aberta para que se possam propor medidas para impulsionar as energias renováveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal