Energia

Lituânia é o primeiro país da Europa a deixar de comprar gás russo

Decisão foi tomada face à invasão russa na Ucrânia e à exigência da Rússia de que o gás fosse pago em rublos, a moeda local
Texto
Lituânia deixa de comprar gás à Rússia (Associated Press)
Lituânia deixa de comprar gás à Rússia (Associated Press)

A Lituânia deixou de fazer importações de gás da Rússia. De acordo com o ministro da Energia do país, Dainius Kreivys, este é o primeiro país europeu a não estar dependente do fornecimento de gás russo.

Desde o início do mês que o sistema de transmissão de gás da Lituânia funciona sem importações de gás da Rússia, uma decisão tomada face à chantagem que a Rússia tem feito à Europa nos últimos dias de querer que o gás seja pago em rublos, a moeda local.

Todas as necessidades de gás da República do Báltico serão agora cobertas a partir do terminal de gás natural liquefeito (GNL) na cidade portuária de Klaipeda. Todos os meses, serão recebidos três grandes embarques de gás, quantidade suficiente para dar resposta à procura no país.

Caso a quantidade não seja suficiente, o ministro da Energia referiu que será possível receber gás através da ligação com a Letónia e, a partir de 1 de maio, da Polónia.

Armazenamento de gás (AP/Murad Sezer)

O presidente da Lituânia, Gitanas Nausèda, usou o Twitter para anunciar que tinha cortado as “ligações energéticas com o agressor, referindo-se à Rússia que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Se nós conseguimos fazê-lo, o resto da europa também o consegue”, escreveu o presidente, incentivando os países a deixarem de importar o gás russo.

Também a Estónia e a Letónia deixaram de receber gás russo no início de abril. De acordo com o Financial Times, a notícia foi avançada pela Conexus Baltic Grid, uma empresa da Letónia de armazenamento de gás natural.

A decisão de deixar de comprar gás russo faz parte das posições tomadas pelos países do mundo face à guerra que a Rússia declarou à Ucrânia e que já provocou pelo menos 1325 mortes de civis e feriu mais de duas mil pessoas, segundo dados da ONU.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente