Energia

VW investe na expansão de parques eólicos e centrais solares na Europa

Grupo VW vai investir €40 milhões na produção de energias verdes até 2025, como parte do objetivo de atingir neutralidade carbónica até 2050
Texto
Volkswagen aposta em energias renováveis
Volkswagen aposta em energias renováveis
Grupo vai investir €40 milhões na produção de energias verdes até 2025, como parte do objetivo de atingir neutralidade carbónica até 2050

A Volswagen planeia impulsionar a expansão de parques eólicos e centrais solares na Europa, com investimentos no valor total de cerca de 40 milhões de euros, até 2025. Nesse sentido, o grupo alemão acaba de fechar um acordo com a empresa wpd Onshore Aldermyrberget AB para a expansão de um parque eólico em Skellefteå, norte da Suécia, naquele que é o maior projeto do seu portefólio até à data.

A parte da Volkswagen no parque eólico produz cerca de 100 GWh de eletricidade, ou seja, o suficiente para alimentar 27.000 lares.

A estratégia de investimento insere-se no objetivo do construtor em ser totalmente neutro em carbono até 2050, o qual engloba a produção da gama de veículos elétricos ID. e a sua utilização durante todo o seu ciclo de vida.

O facto de o grupo alemão escolher a Suécia para realizar este investimento não é inocente, uma vez que os veículos elétricos têm conhecido uma enorme popularidade neste país escandinavo e a VW lidera o mercado, com 20 por cento de quota. Contudo, esta vai realizar outros investimentos em outros territórios europeus.

No início do próximo ano estará a funcionar uma nova central solar em Tramm-Göthen, no nordeste da Alemanha, num projeto conjunto com a empresa de energia RWE que contempla cerca de 420 mil módulos solares.

Estão ainda previstos cerca de 20 outros projetos de eletricidade verde em países como a Espanha, o Reino Unido e a Finlândia até 2025, os quais deverão gerar um total combinado de cerca de sete terawatts-hora de eletricidade, valor que poderia cobrir o consumo anual de 600 mil lares.

(Fotos: Pixabay e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Depois do mau tempo, praias portugueses enfrentam perigo “em números pouco habituais”
"Não vamos conseguir repor as estruturas até abril": principal produção de morangos do país em risco
Inspirados pelos espanhóis, Escolas de Condução defendem mudança de regras ao volante