Energia

Projeto solar em Faro vai evitar emissões de 6 mil toneladas de CO2

Nova central fotovoltaica terá capacidade de produção anual de 24 GWh, capaz de alimentar perto de 7 mil habitações
Texto
Faro vai ter central fotovoltaica
Faro vai ter central fotovoltaica

A aposta nas energias renováveis continua em Portugal e desta vez será Faro, no Algarve, a receber uma nova central fotovoltaica. A construção do parque solar na freguesia de Santa Bárbara de Nexe arranca já este ano e implica um investimento de cerca de 13 milhões de euros.

O projeto, promovido pela empresa Génese Natural, prevê a instalação de 24 mil painéis solares de 540Wp de células bifaciais, ou seja, capazes de gerar energia à frente e atrás, numa área de 24 hectares.

A capacidade de produção anual de energia é de 24 gigawatt-hora (GWh), suficiente para alimentar perto de 7 mil habitações.

Com este novo parque solar, a empresa prevê que será possível evitar as emissões de 6 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

Graças ao tipo de painéis solares que vão ser instalados, vai ser possível apenas ocupar 14 hectares da área disponível, podendo manter alguma da biodiversidade presente.

Zona da central fotovoltaica (captura Génese Natural)

Em comunicado, o representante da Génese Natural, Rogério da Ponte, refere que o novo parque solar “terá um impacto fundamental ao nível da produção de energia solar na região de Faro, uma das melhores em termos de radiação solar da Europa continental”.

De acordo com a Génese Natural, a central fotovoltaica de Santa Bárbara de Nexe deverá ficar pronta ainda em 2022. A empresa irá também avançar com a construção de um segundo parque solar, este em Albufeira, também no Algarve.

(fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos