Energia

Navio-tanque de hidrogénio será testado em viagem entre Austrália e Japão

Desenvolvido por uma empresa japonesa um navio-tanque irá transportar hidrogénio líquido produzido por joint venture com apoio do Japão e da Austrália
Suiso Frontier, navio-tanque de hidrogénio faz viagem de teste
Suiso Frontier, navio-tanque de hidrogénio faz viagem de teste

O primeiro navio-tanque de hidrogénio líquido do mundo prepara-se para fazer a sua primeira viagem de teste com carga, do Japão para a Austrália. O barco de carga chama-se Suiso Frontier e irá transportar hidrogénio produzido pela joint venture HESC, apoiada pelo Japão e pela Austrália.

O navio-tanque foi construído pela empresa japonesa Kawasake Heavy Industries e será gerido pela Shell/STASCO. Já estava pronto a ser testado há perto de um ano, no entanto, por causa da pandemia, os testes têm vindo a ser adiados.

O barco terá chegado dia 20 de janeiro ao Porto de Hastings, em Vitoria, depois de uma viagem que demorou mais do que os 16 dias inicialmente previstos por causa do mau tempo em alto mar. Dentro de uma semana, o barco voltará ao Japão, desta vez carregado, numa viagem que deverá demorar duas semanas.

O hidrogénio líquido que será transportado foi produzido a partir da reação de um tipo de carvão chamado lignito com oxigénio e vapor, sob altas temperaturas e pressão. É depois arrefecido para ficar no estado liquefeito, uma vez que assim o seu volume reduz para 1/800, e é transportado no Suiso Frontier à temperatura de 253 ºC negativos.

A joint venture HESC foi criada para ajudar o Japão e a Austrália a usarem energia mais limpa e a diminuir as suas emissões. O objetivo é produzir 225 mil toneladas de hidrogénio por ano, uma energia que muitos acreditam que vai ajudar a descarbonizar indústrias dependentes do carvão, petróleo e gás.

Recentemente, o governo australiano cedeu 12,7 milhões de euros para que a HESC teste um projeto de captura e armazenamento do CO2 libertado no processo de criação do hidrogénio a partir do carvão, de forma a que se consiga criar um produto neutro em carbono.

(Fotos: HySTRA)

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