Energia

Energia renovável responsável por 54% do consumo de eletricidade em abril

Dados da REN mostram que, em Portugal, a energia eólica e a energia fotovoltaica tiveram produções acima da média em abril
Texto
Energias renováveis em Portugal
Energias renováveis em Portugal

A produção renovável abasteceu 54% do consumo de eletricidade em Portugal, em abril, tendo o consumo de eletricidade crescido 7,1%, revelou a REN – Redes Energéticas Nacionais.

Do total do consumo em território nacional, além das energias renováveis, 27% foi de origem não renovável, enquanto os restantes 19% foram abastecidos com recurso a energia importada.

Em relação às energias renováveis, em abril, houve um regime hidroelétrico seco, com metade dos valores normais para esta altura do ano, provocado pela seca que se fez sentir no país. Já as energias eólicas e fotovoltaicas tiveram produções acima das médias históricas.

Analisando os primeiros quatro meses do ano, a produção renovável abasteceu metade do consumo, sendo que 28% era de origem eólica, 12% de origem hidroelétrica, 6% de biomassa e 4% de fotovoltaica.

Alqueva (AP/Armando Franca)

De acordo com a REN, apesar da energia fotovoltaica representar uma pequena percentagem do consumo, comparando a produção dos primeiros quatro meses de 2022 com o período homólogo e 2021, houve um aumento de 73%.

Em abril, o mercado de gás natural, ao contrário da eletricidade, registou uma queda homóloga de 19%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias