Energia

EDP, Endesa e Greenvolt entre as 6 empresas com propostas para a central do Pego

Prazo para apresentação de proposta terminou a 17 de janeiro e foram anunciadas as seis entidades que estão na corrida para a reconversão da central
Texto
Central do Pego
Central do Pego

Foi na segunda-feira, dia 17 de janeiro, que fechou o prazo para apresentação de propostas para a conversão da antiga central de produção termoelétrica a carvão do Pego, em Abrantes, e já se sabe que na corrida estão seis empresas, entre elas a EDP Renováveis e a Endesa, que já tinham anunciado que tinham apresentado proposta.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e Ação Climática informou que a Tejo Energia SA, a EDP Renováveis, a Greenvolt, a Endesa SA, a Brookfiel LTD & Bondalti SA e a Voltalia SA apresentaram as suas propostas ao concurso público para atribuição do ponto de injeção na Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) da Central Termoelétrica do Pego.

As propostas para a central do Pego focam-se na energia solar e eólica, baterias e hidrogénio.

 

 

O concurso público, que abriu a 20 de setembro de 2021 e terminou no dia 17 de janeiro, tem como “objeto a adjudicação de um projeto exclusivamente focado na produção de energia de fontes renováveis e na redução de emissões de gases com efeito de estufa”, lia-se em nota divulgada pelo Governo aquando da abertura do concurso público.

De acordo com o calendário do concurso, sabe-se que agora o júri, que é composto pelo município de Abrantes, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, entre outras entidades, irá começar a analisar os projetos, sendo que o relatório preliminar deverá ser publicado a 7 de fevereiro e o final a 21 do mesmo mês. O adjudicatário deverá ser informado até dia 25 de fevereiro. O contrato de adjudicação será válido até 2035.

A central termoelétrica situada em Abrantes fechou oficialmente no dia 30 de novembro de 2021, mas já não produzia energia desde dia 19 de novembro, quando o stock de carvão se esgotou.

(Fotos: Captura e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano