Energia

Vídeo: como se monta a turbina eólica mais potente do mundo

Vestas instalou o protótipo da turbina eólica com maior potência até à data, com capacidade de gerar energia para 80 mil casas
Texto

Quando as vemos num qualquer parque, por vezes não temos bem noção do tamanho colossal que uma turbina eólica pode ter. Pás do tamanho de campos de futebol rodam sobre estruturas mais altas do que a Ponte 25 de abril, gerando energia verde. Alguma vez te perguntaste como é que estas megaestruturas foram construídas ou montadas?

A Vestas, uma empresa de aerogeradores, está a desenvolver a que diz ser a turbina eólica offshore mais potente de sempre, a V236-15.0 MW, e está a fazer uma pequena série no YouTube que mostra todo o processo.

Turbina eólica V236-15.0 MW - AWAY
Protótipo da turbina eólica já em utilização (foto: Vestas)

A criação do protótipo começou há quase dois anos, depois de em fevereiro de 2021 ter sido apresentada ao mercado. Em dezembro de 2022, a instalação da turbina eólica ficou concluída em terra, no centro de testes para grandes aerogeradores Østerild, na Dinamarca. 

É a montagem deste gigante que se pode ver no vídeo (em inglês):

Se montar a turbina eólica foi uma aventura, construí-la não foi um processo mais fácil. Nos outros dois episódios divulgados há mais tempo, é possível ver o processo de construção da nacele (equivalente quase a uma casa das máquinas a que estão ligadas as pás) e das pás gigantes.

Características da turbina eólica V236-15.0 MW da Vestas

A turbina eólica V236-15.0 MW tem pás eólicas com 115,5 metros de comprimento e uma área de varredura de cerca de 43.7 mil metros quadrados, sendo a maior da indústria de acordo com a Vestas.

Turbina eólica mais potente - AWAY
Montagem da V236-15.0 MW (foto: Vestas)

Cada turbina tem a capacidade de produção de até 80 GWh por ano, o suficiente para dar energia a 20 mil casas e evitar a emissão de 38 mil toneladas de CO2.

Apesar de, por enquanto, ainda poder ser considerada a turbina eólica mais potente do mundo, o título poderá não durar muito. A indústria está constantemente a tentar desenvolver aerogeradores com maior capacidade para impulsionar a transição energética.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano