E se os teus snacks fritos pudessem ser mais sustentáveis? A PepsiCo anunciou que vai passar a utilizar energias renováveis na produção das Lay’s e Cheetos na fábrica dos Países Baixos, deixando de lado o gás natural. Se a mudança for bem sucedida, poderá ser replicada noutras fábricas.
Localizada na cidade de Broek op Langedijk, a fábrica utiliza anualmente 4,5 milhões de toneladas de gás para produzir 1,6 milhões de embalagens de Lay’s e Cheetos.
Ao fazer esta transição, que, de acordo com a Reuters, é inédita na indústria, vai ser possível evitar as emissões de 8500 toneladas de dióxido de carbono por ano.
A fábrica terá um novo sistema que transforma eletricidade em calor para que se possa alimentar as fritadeiras da fábrica que substituiu a caldeira a gás que tem sido utilizada até agora.
A energia que vai ser usada vai ser fornecida pela Eneco e será de origem solar e eólica.
Esta transição na fábrica da Lay’s e da Cheetos vem na sequência dos cortes de fornecimento de gás por parte da Rússia e consequente aumento dos preços. Os Países Baixos têm procurado reduzir a utilização de gás natural e encontrar alternativas mais baratas.