Energia

Telhas de barro que produzem energia solar? Elas já existem

Telhas feitas com um composto que imita barro permitem esconder os painéis solares sem interferir com a produção de energia
Texto
Telhas invisíveis solares Dyaqua (foto: Matthew Harris/Unsplash)
Telhas invisíveis solares Dyaqua (foto: Matthew Harris/Unsplash)

Se há fonte de energia limpa que tem crescido nos últimos tempos é a solar. Com cada vez mais pessoas a quererem instalar painéis solares nas suas casas, mais as empresas procuram criar soluções estéticas que não mudem o estilo da construção.

As telhas solares já são uma realidade e agora há uma empresa que vai mais longe com a criação de telhas que parecem de barro e que escondem pequenos módulos solares.

A empresa italiana Dyaqua desenvolveu o que chama de telhas solares invisíveis. No fundo, é uma tecnologia que pode tomar a forma de qualquer material de construção ao mesmo tempo que permite produzir energia solar.

Cada módulo é constituído por um composto de polímero reciclável e não tóxico que é produzido especialmente para ser capaz de absorver radiação do sol. Os pequenos painéis solares ficam dentro deste módulo que os esconde da vista, mas deixa passar a luz para que seja gerada energia verde.

Apesar de ser produzido com recurso a uma espécie de plástico, as telhas são instaladas como as normais, de barro, e são resistentes, tolerando solventes químicos e as mais variadas condições atmosféricas, suportando temperaturas entre os 40 graus negativos e os 85 graus.

Cada telha pesa até 2 kg e tem a potência de 7,5 W em pico.

As telhas solares invisíveis da Dyaqua são produzidas artesanalmente, sendo sempre diferentes ainda que semelhantes.

Telhas solares - AWAY
Telhas escondem painéis solares (foto: Dyaqua)

A instalação-piloto destas telhas ocorreu em 2018, em Pompeia, Itália, mais concretamente no Parque Arqueológico de Pompeia como parte de um projeto do Ministério da Herança Cultural e da CNR.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente