Energia

Sumol+Compal investe 3 milhões de euros em novo parque solar em Almeirim

Unidade de produção e distribuição vai ter central fotovoltaica com potência instalada de 3 MWp
Texto
Sumol+Compal
Sumol+Compal

A fábrica da Sumol+Compal em Almeirim, Santarém, vai ter uma central fotovoltaica para dar energia às suas operações e tornar a unidade mais sustentável. O parque solar implicará um investimento de três milhões de euros e, quando concluído, terá a potência instalada de 3 megawatts-pico (MWp).

O projeto vai ser feito em várias fases, sendo que a primeira já está concluída. Neste momento, a unidade de produção e distribuição de Almeirim tem já 1850 painéis fotovoltaicos, instalados numa área de 11 mil metros quadrados, com uma potência instalada de 1 MWp.

Esta instalação garante já 15% das necessidades energéticas da fábrica. No início de 2023, a segunda fase de construção da central fotovoltaica deverá ficar concluída. Nessa altura, a energia solar irá suprir 25% das necessidades energéticas da unidade do grupo português.

Apesar de não ter sido revelada a data para a conclusão da construção da central fotovoltaica, a Sumol+Compal explicou, em comunicado citado pela Lusa, que, quando finalizado, o projeto terá potência instada de 3 MWp, o que irá evitar a emissão de cerca de 984 toneladas de CO2.

O grupo disse ainda que esta central abre a oportunidade de, em conjunto com a Câmara Municipal de Almeirim, avaliar formas de disponibilizar os excedentes de energia à comunidade.

Uma das prioridades do grupo é aumentar a capacidade de produção de energias renováveis de forma a descarbonizar as suas atividades. Este novo investimento em energia solar representa um passo nessa direção.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano