Energia

Queres painéis solares de graça em casa? Há uma empresa com a solução

Cleanwatts está à procura de instituições e pessoas que queiram criar uma comunidade de energia renovável
Texto
Comunidades de energia renovável (Foto: R. Pedroncelli/AP)
Comunidades de energia renovável (Foto: R. Pedroncelli/AP)

A Cleanwatts, empresa tecnológica de Coimbra, está à procura de pessoas e instituições que queiram criar uma comunidade de energia renovável. Para tal, a empresa irá instalar painéis fotovoltaicos de forma gratuita.

Para que a instalação seja financeiramente sustentável, a comunidade terá de reunir 500 metros quadrados de telhado, num raio que não pode ser superior a dois quilómetros. Esta área pode ser dividida por vários telhados, sendo possível serem cinco vezes 100 metros quadrados ou até dez vezes 50.

Os painéis fotovoltaicos são instalados sem qualquer custo e a gestão da comunidade é feita pela Cleanwatts (sabe mais aqui).

De acordo com a Lusa, que cita a diretora de comunidades de energia renováveis da empresa de Coimbra, Maria Benquerença, o processo é relativamente simples, bastando fazer a recolha de informação de quem formará a comunidade para que se possa submeter o processo a licenciamento.

Cleanwatts: do software às comunidades de energia renovável

Atualmente, a Cleanwatts conta com mais de uma dezena de comunidades de energia a funcionar em Portugal e tem a iniciativa “100 Aldeias” que pretende criar comunidades de energia em 100 localidades do interior. Mas antes desta grande aposta, a empresa começou por desenvolver software de gestão de energia.

Em 2018, decidiu criar três comunidades de energia com recurso a painéis fotovoltaicos. De acordo com Maria Benquerença, citada pela Lusa, este projeto ajudou a definir a lei nacional que enquadra as comunidades de energia.

Três anos passados, em 2021, a empresa tecnológica decidiu aposta a 100% nas comunidades de energias renováveis e acredita que, já este ano, será possível faturar tanto com as comunidades como com a venda de energia como com as ferramentas de software que ajudaram a sedimentar a Cleanwatts.

A empresa agora tem planos para ir além-fronteiras, tendo já criado uma subsidiária em Itália e tendo planos para criar comunidades na Áustria, Alemanha e Suíça.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias