Energia

Painéis solares geram energia limpa nas Piscinas de Quarteira

Câmara de Loulé promove sustentabilidade ambiental com investimento em energia solar e eficiência hídrica
Texto
Painéis solares em Piscinas da Quarteira (foto: divulgação)
Painéis solares em Piscinas da Quarteira (foto: divulgação)

De forma a reduzir a pegada ecológica e promover a sustentabilidade, o concelho de Loulé instalou painéis solares nas Piscinas Municipais de Quarteira, conseguindo assim melhor desempenho energético e ambiental nas instalações.

Esta nova central fotovoltaica para autoconsumo tem uma capacidade estimada de produção de 165 MWh por ano e irá evitar a emissão de cerca de 42 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Piscinas - AWAY
Piscinas de Quarteira com energia solar (foto: arquivo)

Foram instalados dois tipos de painéis solares, térmicos e fotovoltaicos. Os primeiros irão servir para aquecer a água, enquanto os segundos irão produzir eletricidade.

A região do Algarve tem condições climáticas favoráveis, tendo muitas horas de sol anualmente. Desta forma, e com a instalação dos painéis fotovoltaicos, será possível produzir energia elétrica renovável para consumo próprio, permitindo uma redução da fatura de eletricidade.

As Piscinas Exteriores de Loulé também foram alvo de uma intervenção, esta nos filtros de água que receberam novas eletrobombas. Desta forma, tornam-se energeticamente mais eficientes e garantem melhores condições na qualidade da água do equipamento.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias