Energia

Painéis fotovoltaicos em telhados geram energia solar para vila inteira

Cerca de 6500 pessoas na Índia têm eletricidade gratuita graças à energia solar que produzem
Texto
Energia solar na Índia (Foto: T. Cytrynowicz/AP)
Energia solar na Índia (Foto: T. Cytrynowicz/AP)

É na Índia, no estado de Gujarat, que se encontra Modhera, a primeira vila do país alimentada exclusivamente a energia solar. Aqui, a eletricidade é produzida graças a painéis fotovoltaicos espalhados pelos telhados.

A energia solar nesta vila é gerada graças a mais de 1300 painéis fotovoltaicos instalados nos edifícios habitacionais e governamentais e ligados a uma central elétrica.

Este projeto que permitiu dar luz aos habitantes foi possível graças a um investimento de 10 milhões de euros feito pelo governo federal e provincial.

Com os novos painéis solares, os habitantes de Modhera, a grande maioria artesãos, agricultores, costureiros e sapateiros, passaram a ter acesso a eletricidade em casa, algo que até então era difícil para muitos devido ao preço elevado da energia.

energia solar na Índia - AWAY
Energia solar na Índia (Foto: Unsplash)

Cada habitação tem uma determinada capacidade energética alocada e o excesso de energia que é produzido é depois comprado pelo governo aos residente.

A Índia, que é o terceiro país do mundo com mais emissões de dióxido de carbono, tem procurado aumentar a utilização de energias renováveis. De acordo com a Reuters, em dezembro de 2021, 40% da energia consumida no país era sustentável. Até 2030, esperam que esta percentagem suba para os 50%.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal