Energia

Maior parque de energia solar do mundo está a nascer no Dubai

Parque solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum estará pronto em 2030 e terá capacidade de 5GW
Texto
Parque solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum (Foto: Strategy & Government Communications of Dubai/AP)
Parque solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum (Foto: Strategy & Government Communications of Dubai/AP)

É nos Emirados Árabes Unidos, a cerca de 50 quilómetros do Dubai, que está a ser construído aquele que será o maior parque solar em um só lugar do mundo, de acordo com a entidade que o está a desenvolver. O parque Mohammed bin Rashid Al Maktoum é um projeto da Autoridade de Eletricidade e Água do Dubai (DEWA, na sigla em inglês) e deverá ter capacidade de 5 GW até 2030.

Este novo projeto é considerado um dos principais pilares que irão ajudar a cumprir a Estratégia do Dubai de Energia Limpa 2050 e a Estratégia do Dubai de Neutralidade Carbónica que prevê que, em 2050, sejam apenas usadas energias renováveis na cidade.

Neste momento, o projeto do parque solar está na quinta fase, que implica um investimento de 5,63 mil milhões de euros. Estão a ser instalados painéis fotovoltaicos bifaciais, capazes de captar as radiações solares na frente e na parte de trás.

A quinta fase, que deverá terminar em 2023, implica a instalação de tecnologia com capacidade de 900 MW, suficiente para dar energia a 270 mil residências e evitar a emissão de 1,18 milhões de toneladas de carbono anualmente.

Para garantir sempre o máximo de eficiência do parque solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a limpeza dos painéis é garantida por robots autónomos.

O parque solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum terá um investimento total de cerca de 13,7 mil milhões de euros e, quando estiver concluído, irá produzir 5 GW de energia através de painéis fotovoltaicos e de tecnologia de concentração de energia solar, que usa refletores para absorver radiação solar num recetor térmico.

Centro de inovação (foto: K. Jebreili/AP)

Graças a este projeto, será possível evitar a emissão de 6,5 milhões de toneladas de CO2 por ano.

As instalações do Mohammed bin Rashid Al Maktoum vão incluir também um centro de inovação e um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da região.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos