A Comissão Europeia está a financiar o projeto TANGO que pretende transformar a fábrica de painéis solares 3Sun, da Enel Green Power, na maior instalação e produção de painéis bifaciais da Europa. O investimento total será de 600 milhões de euros, sendo que 118 milhões de euros serão providenciados pelo Fundo para Inovação da União Europeia.
A fábrica 3Sun, que está localizada na Sicília, em Itália, está em operações desde 2011 e já era considerada uma das maiores da Europa graças à capacidade de produção de 200 megawatts (MW) de painéis fotovoltaicos.
Com este novo investimento da UE, a fábrica da Enel Green Power, uma subsidiária da Enel, a maior empresa de energias renováveis listada, vai transformar-se numa GigaFábrica, com capacidade de produção de 3 GigaWatt (GW) de painéis solares bifaciais por ano.
A União Europeia explica que com a produção anual de 3 GW de painéis solares, será possível gerar 5,5GWh de energia renovável, suficiente para alimentar cerca de dois milhões de habitações, ao mesmo tempo que se evita a emissão de 25 milhões de toneladas de CO2.
O projeto, que deverá ficar concluído em 2024, prevê a utilização de processos de produção inovadores para se usar menos recursos. Serão também aplicadas novas técnicas para reutilizar materiais de painéis já no fim da sua vida útil.
Lê aqui: falta de cobre põe em causa transição energética
De acordo com a Reuters, com o projeto TANGO, espera-se aumentar a produção de painéis fotovoltaicos na Europa de forma a diminuir a necessidade de comprar a fornecedores asiáticos. Também ajudará a aumentar a capacidade de produção de energias renováveis de forma a acabar com a dependência europeia do gás russo.
(Fotos: Enel)