Energia

Ilha Terceira vai armazenar energia e reforçar renováveis

Infraestrutura financiada por fundos comunitários vai reduzir consumo de fuelóleo na ilha e evitar a emissão anual de 3600 toneladas de CO2
Texto

Custou 14 milhões de euros e foi financiado em 85% por fundos comunitários. O novo sistema de armazenamento de energia por baterias instalado na Terceira pode vir a aumentar a quota de renováveis na ilha açoriana em 50%.

Implementado pela Eletricidade dos Açores (EDA), o sistema vai permitir reduzir o consumo de fuelóleo em 1000 toneladas e a emissão de cerca de 3600 toneladas de CO2 por ano. Tem uma potência instalada de 15 MW, distribuída por seis inversores, e uma capacidade de armazenamento de 10,5 MWh no fim de vida útil.

Da infraestrutura faz parte um software de gestão de micro redes, instalado pela primeira vez em Portugal, que foi concebido pela EDA e desenhado por um consórcio do qual fazem parte as empresas Siemens e Fluence, em colaboração com outras entidades.

Ilha Terceira - AWAY
Ilha Terceira (foto: Ótavio Nogueira/ Flickr)

O software é responsável por monitorizar em tempo real e controlar as fontes de produção e a infraestrutura do sistema elétrico da ilha, o que possibilita maximizar a integração de energias renováveis na rede, conforme destacou o presidente da EDA, Nuno Pimentel, citado pela Lusa.

As atuais fontes de produção permitem atingir quotas de 38,1 a 44,6% de energias renováveis na ilha. Contudo, a EDA prevê que essa quota possa aumentar para mais de 50% por intermédio de futuros investimentos.

Para além da Terceira, também a ilha Graciosa conta com um sistema de armazenamento de energia, estando em curso a instalação de um sistema semelhante na ilha de São Miguel. As restantes seis ilhas deverão também receber sistemas de armazenamento até 2025, com recurso a verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”