Energia

Finlândia aposta na força do vento e produção de energia eólica cresce 75%

Investimento em energia eólica na Finlândia tem vindo a crescer e só em 2022 foram instaladas 437 turbinas eólicas
Texto
Energia eólica (foto: Jason Blackeye/Unsplash)
Energia eólica (foto: Jason Blackeye/Unsplash)

Um pouco por toda a Europa os investimentos em energias renováveis têm crescido. Na Finlândia não é diferente, sendo que a instalação de turbinas eólicas permitiu ao país aumentar a sua capacidade de produção desta energia em 75% em 2022.

Este país do norte da Europa arrancou 2023 com 1393 turbinas eólicas com capacidade de produção de 5677 megawatts (MW) de energia, sendo que quase metade desta, 2430 MW, vai ser produzida pelos 437 aerogeradores instalados em 2022, explicou a Finnish Wind Power Association (FWPA), que avançou com estes dados.

Energia eólica - AWAY
Finlândia teve 437 novas turbinas eólicas em 2022 (foto: Mary Ray/Unsplash)

Apesar de grande parte da capacidade instalada o ano passado só impactar os consumos de 2023, as estatísticas de eletricidade já mostram que a produção de energia eólica subiu 41% em 2022, atingindo 11,5 terawatt/hora (TWh). O total de eletricidade consumida no país foi de 80 TWh.

Isto permitiu que 14,1% do consumo de eletricidade na Finlândia tenha vindo da energia eólica.

Em comunicado, a FWPA salienta que não há mais nenhuma indústria a investir tanto na Finlândia como a da energia eólica e a aposta vai continuar. É esperado que a capacidade de produção aumente cerca de 1000 MW por ano até pelo menos 2025.

Energia eólica - AWAY
Energia eólica vai continuar a crescer (foto: Jean-François Badias/AP)

Mais do que isso, daqui a três anos a energia eólica vai cobrir 28% do consumo elétrico do país do norte da Europa, mais 10% do que em 2021.

Em comunicado é referido que a crescente aposta na produção de energia eólica na Finlândia permite que o país vá aumentando a sua independência energética a um bom ritmo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Portal das finanças: já podes simular o teu IRS a partir de hoje
Preço dos combustíveis para a próxima semana de 3 a 9 de abril
Novo data center do Facebook vai ser alimentado a energia solar