Energia

Energias renováveis devem duplicar nos próximos cinco anos

Guerra na Ucrânia é considerada um fator importante para o crescimento da capacidade das energias renováveis nos próximos anos
Texto
Energias renováveis (Foto: Pedro Henrique Santos/Unsplash)
Energias renováveis (Foto: Pedro Henrique Santos/Unsplash)

Nos próximos cinco anos, a capacidade global de energias limpas deverá duplicar. A conclusão é da Agência Internacional de Energia (IAE na sigla original) que associa o crescimento das renováveis até 2027 à insegurança energética que se tem vivido nos últimos meses, resultado da invasão russa à Ucrânia.

De acordo com o novo relatório sobre energias renováveis, que faz uma análise e previsão do desenvolvimento até 2027, a capacidade mundial deverá atingir 5640 gigawatts (GW) em cinco anos. Este valor representa um crescimento de 2400 GW, o equivalente a toda a capacidade de energia da China atualmente.

Energias renováveis - AWAY
Energias renováveis vão continuar a crescer (Foto: Karsten Wurth/Unsplash)

Espera-se que nos próximos cinco anos nasçam tantos projetos de energias renováveis como nos últimos 20 anos, referiu o diretor executivo da IEA, Fatih Birol, em comunicado.

O relatório salienta que, em 2025, as energias renováveis vão ser a maior fonte de eletricidade, ultrapassando o carvão.

Dentro das energias limpas, será a solar fotovoltaica que irá mostrar maior crescimento, quase triplicando até 2027. A utilização de energia eólica deverá duplicar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Barco à vela produzido com algas e plástico reciclado inspira o futuro
Comer carne ou ser vegan? Qual a dieta com menos emissões de carbono?
Limitar o aquecimento global a 1,5ºC parece tarefa impossível diz novo estudo