Energia

Energia solar portátil com estação de carregamento e painéis dobráveis

Produtos da empresa americana Jackery ajudam a que a energia solar esteja sempre presente nas aventuras outdoor
Texto

Para quem adora aventuras ao ar livre e perder-se por entre o nada, as baterias são essenciais para dar eletricidade durante o passeio. Mas quando esvaziam, não há maneira de a carregar. A Jackery é uma empresa americana focada em desenvolver packs solares para que não falte nunca eletricidade.

O foco da Jackery são dois tipos de produtos: estações de carregamento e painéis solares, ambos portáteis. A ideia é oferece uma solução que, independentemente de onde se esteja, desde que haja sol, é possível gerar energia e armazená-la de forma simples e cómoda.

Painéis solares portáteis - AWAY
Estações carregam com painéis solares portáteis

Comecemos por falar nas estações de carregamento. Surgem com vários tamanhos e capacidades, mas são todas portáteis, com uma pega para que o transporte seja fácil. São ideais para serem usadas em casa, numa necessidade, ou então quando se está off-grid, longe de uma fonte de energia.

As com maior capacidade, da linha Pro, conseguem dar energia até a alguns eletrodomésticos. A mais pequena foi pensada para carregar pequenos gadgets, como o telefone, o portátil ou a máquina fotográfica.

Este ano, na CES Las Vegas 2023, foram apresentadas duas novas estações de carregamento portáteis da linha Pro, a 3000 e a 1500. A primeira tem capacidade de 3024 Watts/hora (Wh) e consegue armazenar energia para cinco dias de utilização. A segunda, é mais modesta, mas ainda assim apresenta capacidade de 1512 Wh.

Todas podem ser alimentadas de duas formas: ligadas à corrente ou com os painéis solares da Jackery, também eles portáteis e dobráveis.

Na categoria dos painéis solares, as opções são apenas três, todas com diferentes capacidades de produção de energia e, consequentemente, tamanho.

O mais pequeno é o de 80 W que tem a particularidade de captar energia dos dois lados. Um vidro branco reflete luz e ajuda na captação dos raios de sol.

Painéis solares portáteis - AWAY
Painéis solares ajudam a ter energia off-grid

Há também um painel solar de 100 W que pode ser colocado em praticamente qualquer superfície. Pesa apenas 4 kg, é também dobrável e por isso fácil de levar para qualquer aventura. O painel solar mais potente apresentado pela Jackery tem 200 W e é compatível com as estações de carregamento com maior capacidade.

A empresa cria packs de geração de energia que vêm já com a estação e com a quantidade de painéis solares mais indicada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano