Energia

Energia solar, eólica e hidroelétrica permitem a Voltalia atingir 2,6 GW

Empresa de energias renováveis Voltalia fechou 2022 com 2,6 GW em projetos de energia solar, eólica e outros.
Texto
Energia solar e energia eólica (foto: Erich Westendarp/Pixabay)
Energia solar e energia eólica (foto: Erich Westendarp/Pixabay)

O ano de 2022 mostrou-se muito positivo para a empresa de energias renováveis francesa Voltalia que conseguiu atingir a sua meta de capacidade em operação e em construção com um ano de antecedência, com 2,6 gigawatts (GW) em projetos de energia solar, eólica, hidroelétrica e outras.

Em comunicado, a empresa explica que houve um aumento de mais de 52% na capacidade instalada e em desenvolvimento em um ano, sendo que no final de 2021, o valor era de 1,7 GW.

Energia renováveis - AWAY
Voltalia aumentou capacidade de energias renováveis (foto: Freepik)

Durante 2022, a empresa viu o número de usinas de produção de energia verde em operação aumentar em 39%, de 1129 MW para 1571 MW. Mas o maior crescimento surgiu na capacidade em construção que passou de 580 MW para 1022 MW.

A energia solar foi a que mais se desenvolveu, representando 44% da capacidade operacional e 83% da em construção.

Os projetos em operação e em construção da Voltalia em 2022 espalharam-se pela Europa, África do Sul e Brasil. Em Portugal, o ano passado, a empresa francesa começou a construção de pequenas centrais solares no complexo Garrido com capacidade de 50,6 MW.

Projeto solar Garrido - AWAY
Projeto solar Garrido (foto: divulgação)

Outro marco importante para a Voltalia em 2022 foi o volume de contratos de vendas de energia a longo prazo que aumentou 3,6 vezes em relação a 2021, atingindo 1128 MW.

Com base nos dados de 2022, a Voltalia já definiu as suas ambições para 2027, tendo como objetivos ter uma capacidade própria de exploração e construção com mais de 5 GW, uma capacidade operada em nome de terceiros com mais de 8 GW e conseguir evitar o equivalente a mais de 4 milhões de toneladas de CO2.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos