Energia

Empresa portuguesa cria turbina eólica inovadora

Windcredible criou turbina para produção de energia eólica em casa com design inovador
Texto

Chama-se Windcredible e é uma empresa portuguesa focada em levar a produção de energia eólica à escala doméstica. Para tal, repensou a tradicional turbina eólica e apresentou uma solução mais pequena e com um formato diferente.

Com design patenteado, os aerogeradores da Windcredible não têm pás direitas, mas sim arredondadas, formando quase uma esfera que gira com o vento. Desta forma, têm uma área de varredura mais reduzida e são compatíveis com ambientes urbanos.

Turbinas eólicas Windcredible - AWAY
Turbinas podem ser colocadas em prédios (foto: Windcredible)

A ideia não era criar mais uma solução para os grandes parques de produção eólica, mas sim apresentar uma estrutura que pudesse estar no telhado de um prédio ou no quintal de uma casa. No fundo, tornar a energia eólica acessível a todos da mesma forma que os painéis solares também o são atualmente.

As turbinas eólicas da Windcredible têm duas particularidades que as tornam bastante atrativas. São silenciosas, algo essencial, já que ficam instaladas próximo de habitações, e têm baixos custos operacionais, com requisitos de manutenção mínimos. Assim, são uma opção rentável para os clientes.

A equipa da Windcredible está agora a desenvolver a conectividade Internet das Coisas (IoT) de forma a que seja possível monitorizar e controlar estas turbinas eólicas a partir de um smartphone ou computador.

Turbinas eólicas Windcredible - AWAY
Design das turbinas eólicas está patenteado (foto: ASPBAN Atlantic Smart Ports Blue Acceleration Network)

A sustentabilidade é um dos focos e, por isso, os aerogeradores serão construídas de forma a que tenham a menor pegada ambiental possível, sendo utilizados materiais como plástico reciclado ou reciclável, metal e madeira.

A empresa está a trabalhar em três tamanhos de turbinas, cada um deles pensado para um ambiente diferente. O tamanho nano foi pensado para atividades ao ar livre e para embarcações e veículos, o standard para edifícios e espaços urbanos e o grande é para ser usado em quintas e zonas industriais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias