Energia

EDP quer investir €1,5 mil milhões em projetos de energia eólica offshore

Empresa que já conta com portefólio superior a 11 GW de energia produzida no mar quer expandir projetos eólicos offshore
EDP Renováveis aposta em energia eólica offshore (Foto: EDPR)
EDP Renováveis aposta em energia eólica offshore (Foto: EDPR)

A EDP Renováveis pretende investir 1,5 mil milhões de euros em projetos de energia eólica offshore até 2025. Desta forma, a empresa de energia irá expandir os seus projetos de renováveis no oceano, mantendo-se fiel ao seu compromisso de sustentabilidade.

O investimento de 1,5 mil milhões de euros será feito na Ocean Winds (OW), a joint-venture criada em 2020 que detêm em 50/50 com a Engie, empresa energética francesa. A OW tem como objetivo aumentar o seu portefólio com 5 a 7 GW de projetos em operações em construção e 5 a 10 GW de projetos em desenvolvimento até 2025.

Os projetos de energia eólica offshore têm crescido, sendo que atualmente a capacidade instalada no mundo é de cerca de 40 GW. Acredita-se que, até 2030, atinga mais de 200 GW e mais de 1500 GW até 2050. Só a OW já está em sete países e tem um portefólio superior a 11 GW.

Energia eólica offshore em Portugal

A EDP Renováveis tem projetos de energia eólica offshore em vários países do mundo, como no Reino Unido, em França ou na Polónia.

Em Portugal, a EDP Renováveis, através da Ocean Winds, faz parte do consórcio Windplus que desenvolveu o projeto Windfloat Atlantic, um parque eólico flutuante semi-submergível situado a 20 quilómetros da costa de Viana do Castelo. Este parque começou a produzir energia em 2020, tendo no primeiro ano gerado eletricidade suficiente para abastecer 60 mil habitações.

Continuar a ler
Home
Ebook ou livro em papel? Sabes qual é a opção mais sustentável?
Preço do gasóleo já desceu a 1,639 euros/litro. Vê aqui onde é mais barato
Elétrico, radical e inovador, conhece este fantástico triciclo