A Iberdrola continua a apostar nas energias renováveis em Portugal e agora vai avançar com um investimento de 28 milhões de euros para o desenvolvimento de dois parques com painéis solares fotovoltaicos em Albufeira.
Os complexos para produção de energia solar Montechoro I e II vão ter um total de cerca de 64.500 painéis solares bifaciais, ou seja, com capacidade de absorver os raios de sol dos dois lados.
Com capacidade total instalada de 37 megawatts (MW) – um com 11,57 MW e outro com 25 MW –, os parques solares vão produzir energia limpa para cerca de 15 mil casas, o equivalente a metade da população da cidade de Albufeira.
Os parques solares vão ajudar a evitar a emissão de 42 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
O projeto deverá gerar até 200 novos empregos e deverá entrar em funcionamento já no final deste ano.
A Iberdrola tem apostado na energia solar e eólica em Portugal e planeia investir cerca de 3 mil milhões de euros em renováveis no país.
Vai ser em Portugal que a empresa vai construir aquele que diz ser o maior parque de energia solar da Europa. Batizado de Fernando Pessoa, o megaprojeto vai nascer em Santiago do Cacém e terá perto de 2 milhões de painéis fotovoltaicos.