Energia

Buzinão na Ponte 25 de Abril contra subida do preço dos combustíveis

Fizeram-se ouvir buzinas esta manhã na Ponte 25 de Abril contra o aumento do preço da gasolina e do gasóleo
Texto
Ponte 25 de Abril
Ponte 25 de Abril

Utentes da Ponte 25 de Abril estão hoje de manhã a realizar um buzinão contra o aumento “galopante” do preço dos combustíveis e para pedir ao Governo medidas urgentes, disse Aristides Teixeira, da associação que convocou o protesto.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Democrática de Utentes da 25 de Abril disse que os automobilistas estavam cerca das 08:20 de hoje a aderir ao protesto.

“Perante este cenário de aumento galopante exigimos ao Governo que tome medidas substanciais, com significado. Pedimos que regule o setor e enquanto a regulação não acontece é preciso impedir e baixar o preço dos combustíveis de maneira significativa e o Governo pode fazê-lo. São decisões políticas que podem ser tomadas”, sublinhou.

Para Aristides Teixeira, as medidas anunciadas pelo Governo recentemente “não passam de migalhas”.

“Percebemos que o Governo está do lado da ganância, do lucro. Apresenta algumas medidas para enganar os mais distraídos. O autovoucher, o IVA, na prática não tem significado nenhum pois os aumentos são galopantes”, salientou.

Aristides Teixeira destacou que desde janeiro de 2021, o Governo está “em guerra com as pessoas”, violando o “direito a viver com dignidade” com base no aumento dos combustíveis que começou há mais de um ano. Destacou também que faz todo o sentido fazer este protesto na ponte porque a denominada Margem Sul (do Tejo, no distrito de Setúbal) é das regiões mais pobres do país e ainda tem portagens a pagar.

A partir de hoje, o preço por litro do gasóleo deverá subir 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”