Energia

ISP: desconto no gasóleo inalterado e redução em 0,4 cêntimos na gasolina

Redução total do ISP no gasóleo será, na próxima semana, de 22,2 cêntimos no gasóleo e de 25,9 cêntimos na gasolina
Texto
Partilhar custos de combustíveis (foto: iStock)
Partilhar custos de combustíveis (foto: iStock)

No seguimento da politica de alívio à escalada de preços dos combustíveis, foi anunciado ontem à noite os valores semanais de alívio de ISP que resultam do apoio governamental em sede de ISP.

Assim, a redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) irá manter o desconto de ISP atualmente em vigor no gasóleo, portanto inalterado face à semana anterior e a gasolina irá ter uma redução do desconto em 0,4 cêntimos por litro (IVA+ISP)

Desta forma, na próxima semana, de acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, o alívio global temporário de carga fiscal, para a semana de 27 de junho a 3 de julho, terá um total de 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 25,9 cêntimos por litro de gasolina.

Estes valores resultam da fixação da taxa de ISP num valor equivalente ao que resultaria da aplicação de uma taxa de IVA de 13% sobre os combustíveis (IVA+ISP).

O executivo, em comunicado, ressalva ainda que a estes valores acresce a “não atualização” da taxa de carbono em aproximadamente seis cêntimos por litro.

A situação volta a ser avaliada na próxima semana no dia 1 de julho.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos