Energia

Stellantis e CEA juntas em projeto para aumentar a vida útil das baterias

Tecnologia de modelação digital permite analisar tempo de carregamento e mecanismos de degradação da bateria
Texto
Stellantis e CEA fazem parceria para melhorar baterias
Stellantis e CEA fazem parceria para melhorar baterias

O grupo automóvel Stellantis estabeleceu uma parceria com o Comissariado da Energia Atómica e das Energias Alternativas (CEA na sigla em francês), em atividades relacionadas com veículos elétricos, conectados e autónomos, assim como em serviços e nas designadas fábricas do futuro.

Uma das áreas abrangidas pela colaboração estabelecida por um período de cinco anos é a modelação digital de baterias. Em concreto, as equipas de ambas as entidades estão a trabalhar em modelos que possibilitam a análise dos tempos de carregamento e dos mecanismos de degradação da bateria.

O objetivo é aumentar o tempo de vida útil das baterias, não só para benefício dos clientes, como também para obter um melhor controlo sobre os consequentes impactos ambientais das várias tecnologias de bateria.

Sobre o trabalho desenvolvido até aqui e o que está para a frente, Nicolas Champetier, Vice-Presidente de Engenharia Avançada de Sistemas de Propulsão da Stellantis, destacou que a “modelação digital terá um impacto positivo no desempenho e nos custos de utilização de baterias para os clientes”.

A parceria com a CEA faz parte do plano estratégico da Stellantis, anunciado no passado dia 1 de março. Este tem como um dos pontos centrais a intenção do grupo automóvel em se suportar em ideias inovadoras para oferecer aos seus clientes soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis.

(Fotos: Stellantis)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos