Energia

Reino Unido vai ter nova central nuclear apoiada pelo governo

Até 2050, Reino Unido pretende ter oito novos reatores capazes de fornecer 25% das suas necessidades energéticas
Texto
Central nuclear Sizewell A, 2006(Foto: M. Keene/ AP/ PA File)
Central nuclear Sizewell A, 2006(Foto: M. Keene/ AP/ PA File)

Numa tentativa de tornar o Reino Unido energeticamente independente e de atingir a neutralidade carbónica, o governo está a apoiar a construção de uma nova central nuclear. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta quinta-feira, 1 de setembro, um financiamento de cerca de 810 milhões de euros para a central nuclear Sizewell C.

O projeto deverá ter um custo total entre 23 mil milhões e 35 mil milhões de euros, sendo que o financiamento será feito, na sua grande maioria, pelo setor privado. O governo do Reino Unido terá uma participação de 20%, refere a Lusa, citando a imprensa internacional.

A central nuclear Sizewell C vai ter dois reatores EPR de 3,2 GW e será operada pela empresa francesa EDF.

Boris Johnson em central nuclear (Foto: C. Radburn/PA via AP)

De acordo com a Reuters, a central apenas começará a gerar energia em meados da década de 2030, já que ainda não foram definidos todos os investidores e é necessário um período de cerca de dez anos para completar a construção da Sizewell C.

O país está focado no desenvolvimento de energia nuclear, já que esta não emita gases de efeito de estufa e os seus 15 reatores atuais estão a aproximar-se do fim do período e vida previsto. Como tal, o Reino Unido tem planeados oito novos reatores até 2050 que deverão garantir 25% das necessidades de eletricidade, refere a Lusa.

A aposta na energia nuclear tem sido alvo de críticas, especialmente pela Greenpeace, refere a Reuters. O grupo ambiental acredita que o dinheiro para o financiamento desta nova central poderia ser usado para isolamento térmico de habitações e para ajudar a reduzir o preço da conta da energia de milhões de pessoas no Reino Unido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano