Numa tentativa de tornar o Reino Unido energeticamente independente e de atingir a neutralidade carbónica, o governo está a apoiar a construção de uma nova central nuclear. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou esta quinta-feira, 1 de setembro, um financiamento de cerca de 810 milhões de euros para a central nuclear Sizewell C.
O projeto deverá ter um custo total entre 23 mil milhões e 35 mil milhões de euros, sendo que o financiamento será feito, na sua grande maioria, pelo setor privado. O governo do Reino Unido terá uma participação de 20%, refere a Lusa, citando a imprensa internacional.
A central nuclear Sizewell C vai ter dois reatores EPR de 3,2 GW e será operada pela empresa francesa EDF.
De acordo com a Reuters, a central apenas começará a gerar energia em meados da década de 2030, já que ainda não foram definidos todos os investidores e é necessário um período de cerca de dez anos para completar a construção da Sizewell C.
O país está focado no desenvolvimento de energia nuclear, já que esta não emita gases de efeito de estufa e os seus 15 reatores atuais estão a aproximar-se do fim do período e vida previsto. Como tal, o Reino Unido tem planeados oito novos reatores até 2050 que deverão garantir 25% das necessidades de eletricidade, refere a Lusa.
UE considera energia nuclear uma fonte sustentável
A aposta na energia nuclear tem sido alvo de críticas, especialmente pela Greenpeace, refere a Reuters. O grupo ambiental acredita que o dinheiro para o financiamento desta nova central poderia ser usado para isolamento térmico de habitações e para ajudar a reduzir o preço da conta da energia de milhões de pessoas no Reino Unido.